Repelentes para grávidas ainda não foram distribuídos na Bahia

0

A menos de três semanas para o fim do verão, os municípios baianos ainda não receberam os repelentes que seriam distribuídos pelo Ministério da Saúde para beneficiários do programa Bolsa Família. A medida foi anunciada pela pasta em janeiro de 2016, e em dezembro do mesmo ano, o ministério reafirmou a distribuição, que ainda não ocorreu na Bahia. Dezenove estados já receberam o produto.

Para a Bahia, estão previstos 210 mil frascos de repelente. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que não conseguiu receber o lote durante o carnaval porque não tinha local suficiente para guardar a carga. Conforme a secretaria, os repelentes deves começar a ser entregues a partir do dia 15 de março no estado.

Repelente é crucial para evitar ser picado pelo Aedes aegypti (Foto: Divulgação)O risco da proliferação do aedes aegypti aumenta no verão, quando o calor e as chuvas favorecem o desenvolvimento do mosquito. Só este ano, a Sesab registrou 259 casos de dengue no estado, com quatro mortes, e quase 600 casos de chikungunya, com duas mortes. Outras 12 pessoas foram diagnosticadas com zika. Além disso, a Bahia está entre os primeiros da lista no número de casos de microcefalia do Brasil, malformações em bebês causadas pela zika. Até dezembro do ano passado, 433 bebês foram diagnosticados com o problema no estado.

Uma das proteções eficazes contra do aedes aegypti é o uso repelente. Quem concorda e usa é a estudante Laíne Santos, que está grávida, e disse se sentir mais segura ao usar o produto. “De quatro em quatro horas, sem esquecer de passar”, disse.

Enquanto os repelentes não são distribuídos, a população, principalmente as grávidas precisam pagar pelo produto que custa entre R$ 9 e R$ 70, o frasco. Em Itabuna, que fica no sul da Bahia. e tem um dos maiores índices de infestação (24,1%) do mosquito no país, a dona de casa Cristiane Alves está perto de ter bebê. Com o marido desempregado, ela relata que teve dificuldade para usar repelente durante a gestação.

Repelente é crucial para evitar a piocada do aedes aegypti (Foto: Imagem/TV Bahia)“Quando aparecia um dinheirinho a mais que desse para comprar, eu comprava. Ou então continuava usando as roupas compridas”, disse.

Dica do especialista
Os especialistas pedem que o repelente seja usado de dia e de noite pelas gestantes. Ainda assim, as grávidas devem usar calças, blusas com mangas compridas e meias. Também é importante colocar telas em janelas que fiquem abertas e evitar criadouros do mosquito em casa.

“As pessoas estão se descuidando. No início, quando começaram a descobrir os casos de microcefalia a preocupação era maior. As pessoas agora não estão usando o repelente de forma regular. Então, as pessoas precisam se preocupar com isso”, explicou a infectologista, Ceuci Nunes.

por G1