Jovens rurais do semiárido baiano participam da Campus Party

0
106

Treze jovens de comunidades rurais da Bahia desembarcaram pela primeira vez na capital baiana para participarem da Campus Party, a maior experiência de inovação e tecnologia do mundo, que está sendo realizada na Fonte Nova.

Coletiva de imprensa apresenta detalhes da programação da Campus Party Bahia. Foto: Camila Souza/GOVBA
Coletiva de imprensa apresenta detalhes da programação da Campus Party Bahia.
Foto: Camila Souza/GOVBA

Os jovens, vindos de municípios do semiárido baiano, são filhos de famílias atendidas pelo Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A iniciativa da SDR, de levar os jovens rurais a Campus Party, tem o objetivo de mostrar a eles as experiências existentes e a busca de soluções tecnológicas para problemas enfrentados no meio rural. Participam da ação jovens dos municípios de Campo Formoso, Itiúba, Ourolândia, Serrolândia, Miguel Calmon, Capim Grosso, Uauá, Juazeiro e Remanso.

Para o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, essa é uma oportunidade que a juventude rural precisa, em um e espaço importante para o desenvolvimento de tecnologia. “O projeto Pró-Semiárido oportuniza que esses jovens, ao voltarem para suas comunidades, compartilhem a experiência e se integrem ainda mais em projetos de geração de renda”.

Inovação Produtiva é o tema da edição Bahia da Campus Party, que foi pensada com entidades do movimento negro do estado a fim de incorporar a riqueza cultural da Bahia e de incluir meninos e meninas da periferia no evento, que costuma atrair prioritariamente jovens da classe média.

Até o próximo domingo (13), serão 250 horas de programação da Campus Party, com palestrantes internacionais e workshops e painéis sobre ciência e inovação, com diferentes assuntos do universo científico e temas como: Obtenção de Energia via Fusão Nuclear; Robótica Educacional Acessível; Desenvolvimento e o Mercado de Games e Criando Jogos, Projetando Experiências. Além disso, será realizada a etapa baiana da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, organizada por Fernando Didier, na Área Open, com entrada gratuita para o público.

Secom

F10 – SUPLEMENTOS

COMENTE AGORA MESMO

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.