Hackathon busca soluções tecnológicas para aperfeiçoamento das políticas de trabalho

0

Realizada pelo Governo do Estado, competição faz parte da Campus Party Bahia e segue até o sábado (12).

Crédito: Marcelo Reis (Ascom Setre)
Crédito: Marcelo Reis (Ascom Setre)

Desenvolver soluções tecnológicas inovadoras que resultem na melhoria das políticas públicas de trabalho é um dos objetivos do Hackathon Desafios Bahia que teve início na manhã desta quinta-feira (10), na Arena Fonte Nova, em Salvador. A competição, que integra a programação da edição estadual da Campus Party, segue até o sábado (12), reunindo programadores, desenvolvedores, designers, empreendedores e criativos em geral.

Durante a abertura do hackathon, a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, destacou que o evento é uma estratégia para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pelo Governo da Bahia. “É muito importante que os jovens que fazem coisas extraordinárias com a tecnologia possam nos ajudar a pensar soluções para o nosso sistema de intermediação de mão de obra. Se a gente otimiza o sistema que a gente tem, certamente teremos melhores condições de servir a população que nos procura em busca de uma oportunidade de trabalho. Estamos com uma expectativa muito grande em relação as propostas que serão desenvolvidas na competição”, ressaltou.

O desafio da área de trabalho foi apresentado pelo coordenador estadual de Intermediação de Mão de Obra e Seguro Desemprego, Hildásio Pitanga. Na oportunidade, ele explicou a dinâmica de funcionamento da Rede SineBahia, destacando os entraves dos processos de captação de vagas e encaminhamento de trabalhadores, e convocou os participantes a pensarem alternativas para expandir e aperfeiçoar o Sistema de Intermediação de Emprego para os 417 municípios baianos.

Expectativas

O estudante de Sistema de Informação, José Diogo, 20 anos, não escondia a empolgação em participar pela primeira vez de uma maratona do gênero. “Faço parte de um grupo de desenvolvimento e a gente já tem uma ideia para a área de trabalho. Estou muito animado por encontrar pessoas, fazer networking, botar alguma coisa pra funcionar rapidamente e, principalmente, pela possibilidade de contribuir para a sociedade, resolvendo um problema de verdade”, contou, ao lado dos outros quatro membros do grupo.

Prestes a concluir o curso superior na mesma área, Jucimeire Lopes, também reuniu colegas para participar do evento. “Nossa expectativa é concluir e implementar o projeto que temos voltado para a questão do trabalho”, explicou.

Maratona

O Hackathon Desafios Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado. Além do desenvolvimento de aplicativos e ferramentas digitais voltadas para as políticas públicas de trabalho, a competição busca alternativas tecnológicas para a mobilidade urbana.

A cerimônia de premiação dos três melhores projetos, em cada uma das duas áreas, acontece no sábado (12), às 19h, no palco principal da Campus Party.

“A certeza é que os resultados vão ter impacto social, com soluções reais para problemas reais. Realizar hackathon vai ser uma ação contínua do Governo do Estado para melhor a vida das pessoas com a ajuda da tecnologia”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vivaldo Mendonça.

ASCOM SETRE