Ford mobiliza milhares de empregados ao redor do mundo no mês global do voluntariado

0

Em setembro, durante o Mês Global do Voluntariado da Ford, milhares de empregados da empresa em 38 países estão dedicando suas habilidades e energia para ajudar a tornar a vida de muitas pessoas melhor por meio de projetos comunitários em várias cidades de todos os continentes. Ao todo, os voluntários desenvolverão mais de 300 projetos que incluem atividades como a instalação de caixas d’água em um acampamento para jovens carentes na Austrália; ações de jardinagem comunitária, limpeza de praias e educação ambiental na China; preparação de um novo campo para refugiados na Alemanha; projetos de educação na Índia; construção de casas e escolas no México e de instalações de água nas Filipinas; reforma e construção de um centro para idosos e uma escola na Rússia; instalação de equipamentos para captar e armazenar água em escolas na África do Sul; além de restauração de um centro de atividades para crianças e reforma de um abrigo para moradores de rua no Reino Unido. “Os voluntários da Ford estão ajudando crianças e famílias desfavorecidas a mudar de vida ao facilitar o acesso a água limpa, comida e abrigo”, afirma Jim Vella, presidente do Ford Fund. O braço filantrópico da Ford está contribuindo com US$ 700 mil para organizações sem fins lucrativos na compra de ferramentas e suprimentos necessários para muitos destes projetos.

Ações no Brasil

“Assim como nos outros países, no Brasil a Ford incentiva seus empregados a exercerem atividades voluntárias em prol do bem-estar social como mais uma forma de estender as ações da companhia para a comunidade, auxiliando no atendimento de suas necessidades. Haverá atividades promovidas pelas fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e Camaçari (BA)”, afirma Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da Ford.

Em Camaçari, os empregados estão ajudando a instituição Vivo Feliz – ACCI, localizada em Simões Filho, dedicada ao combate ao câncer infantil. Entre as atividades estão a manutenção da recepção, brinquedoteca,despensa, reforma do parquinho, serviços de limpeza, organização, revisão das instalações elétricas e pintura dos ambientes. Também serão realizadas ações de saúde bucal para as crianças com dentistas do Odontomóvel e palestras sobre saúde para os pais, além de aferição de pressão arterial e glicemia. No sábado, dia 30, haverá uma festa para os aniversariantes de setembro com  a participação de 40 crianças. As ações contam com o apoio da Proceth Engenharia, Clínica IMAC, Sapore e Tok Take.

Em São Bernardo, os empregados farão ações em parceria com a ACER Brasil (Associação de Apoio à Criança em Risco), de Diadema, que inclui a revitalização da biblioteca da instituição, com mutirões que serão realizados em dois sábados (dias 16 e 23) para manutenção geral e catalogação de livros, além de clínicas de orientação para o público geral da instituição nas áreas de Finanças, Recursos Humanos e Jurídica. Também serão feitas doações de livros infantis, roupas, calçados e de notas fiscais para a inclusão do CNPJ da ACER Brasil. Além disso, foi fechada uma parceria com o Hospital A. C. Camargo para incentivar  a doação de sangue nos dias 23 e 30.

Em Taubaté, estão sendo beneficiadas duas instituições: o Lar Escola Santa Verônica, que atende 250 crianças e adolescentes provendo educação e formação, e a SOAPRO (Sociedade Amparo e Promoção), instituição que presta atendimento a adolescentes. Na SOAPRO será realizada a revitalização do Espaço Cultural, utilizado para atividades educativas, pedagógicas e eventos para jovens. No Lar Escola Santa Verônica serão revitalizadas salas pedagógicas e suas áreas de acesso.

Ruth Câmara de Oliveira
Comunicação Corporativa