PSD desbrava novas terras e já chega a 84 prefeituras

0

Campeão no número de gestores municipais eleitos na eleição de 2016, o PSD, partido do senador Otto Alencar, não tem recuado na ofensiva para ampliar as prefeituras baianas, mesmo após o fim do pleito.

No ano passado, a legenda elegeu 82 prefeitos, seguida de PP, com 56, PMDB, 47, PT, 39 e DEM com 34. Neste ano, a sigla já agregou mais dois novos aliados.

O primeiro foi o prefeito de Várzea da Roça, Lourivaldo Souza Filho, conhecido como Loury, que decidiu deixar o PMDB, partido aliado do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e migrar para o grupo do governador Rui Costa (PT).

A articulação partiu, segundo Otto, do deputado federal Sérgio Britto. No último sábado (16), no encontro do partido, foi a vez do prefeito de Ibipeba, Demóstenes de Sousa Barreto Filho, que saiu do PSL, do parlamentar Marcelo Nilo, para o PSD.

Além das 84 prefeituras já conquistadas, mais duas estão sub judice – Lençóis e Jeremoabo. A meta da sigla, conforme informações da própria agremiação, é chegar no próximo ano com 100 prefeitos, o que significaria ter um de cada quatro gestores baianos.

Ao bahia.ba, Otto negou a ofensiva e ressaltou que não pretende se aproveitar do “enfraquecimento” do PMDB, após a prisão do ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima,  para expandir a base.

“Não estamos trabalhando para trazer novas prefeituras. Também não acho que o PMDB está enfraquecido, porque tem várias lideranças”, frisou.

Fonte: Rodrigo Daniel Silva Bahia.BA