Itamaraju: Lagoa do Jacaré em fase de recuperação para celebrar o Dia da Água

0

Através de mutirão com a participação de militantes de entidades ambientalistas e de voluntários de diversas atividades, o GADS (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social) deu início neste fim de semana a limpeza da Lagoa do Jacaré, em Itamaraju. A iniciativa tem o intuito de recuperar e preservar o manancial.

O trabalho inicial ocorreu sábado (17) e domingo (18), com as equipes se reservando em várias atividades. Além da roçagem da margem e das vias de acesso à lagoa, iniciou-se a retirada da vegetação aquática como baronesas e taboas e os dejetos que contribuem para poluir a nascente. A vegetação foi retirada com o auxílio de uma jangada e de uma retroescavadeira.

Nos primeiros dias de trabalho, de acordo com o GADS, foram desobstruídos aproximadamente seis metros de largura por 95 de comprimento da área da lagoa, permitindo maior absorção de oxigênio pelo manancial.

A retirada do lixo dos acessos à lagoa ficou à cargo da equipe feminina composta por integrantes do GADS e simpatizantes da ONG. Além de lixo doméstico, foram retirados acessórios de informática, pneus de veículos automotivos e até um vaso sanitário. “Nossa! Até uma privada está sendo depositada aqui”, alarmou Cláudia Pedra, que faz parte do grupo responsável pela limpeza.

Os ambientalistas pretendem ampliar a instalação de placas de conscientização na área, a fim de alertar as pessoas sobre a preservação da Lagoa do Jacaré. Faz parte ainda do projeto a confecção de um painel ambiental nas imediações da lagoa, como forma de reforçar a campanha em defesa da recuperação e preservação do manancial.

Informou Gel Nascimento, diretora do GADS, que a limpeza da lagoa visa preparar o ambiente para o evento programado para 18 de março, abrindo a semana em comemoração ao Dia da Árvore, em 22 do referido mês. “Vamos reunir a população e dar um abraço simbólico na lagoa, que está implorando pela atenção da sociedade”, mencionou a ambientalista.

Por Domingos Oliveira