Rastreamento do Câncer de Mama começa na região de Vitória da Conquista

0

As equipes do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que promove o acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, começa no próximo dia 26 o cronograma de atendimento deste ano pela região de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Nessa nova etapa, que prossegue até o dia 7 de junho, serão visitados 19 municípios e atendidas 22.355 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, considerada de maior risco para a doença. Elas realizarão mamografia, exame que detecta precocemente o câncer de mama.

O atendimento nos municípios será das 7 às 18h, e a mulher deve levar o Cartão do SUS, um documento de identidade e um comprovante de endereço. Inicialmente, serão visitados os municípios de Vitória da Conquista e Caraíbas. Em Conquista, a unidade móvel, que estará estacionada na Avenida Brumado, no Centro Cultural Glauber Rocha, no período de 26 deste mês a 14 de março, com capacidade para realizar até 200 mamografias bilaterais em um só dia. Um total de 2.100 mulheres poderão realizar o exame. Em Caraíbas, a unidade móvel atenderá de 26 deste mês a 2 de março, na Praça Exupério Silva, centro da cidade, e 706 mulheres estão dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

A diretora de Programas Estratégicos da Sesab, Jucélia Nascimento, ressalta a importância das mulheres realizarem esse exame. “Sabemos que o câncer de mama, para ser detectado precocemente é preciso que a mulher realize a mamografia e, com isso, se positivo for o resultado, ela poderá ter todo o tratamento necessário para a sua recuperação”.

O Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)