Temóteo Brito assina em Brasília termo de adesão para implantar internet via satélite em Teixeira de Freitas

0

O prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito (PSD), assinou nesta segunda-feira (12/03), em Brasília, em cerimonia com presidente Michel Temer e com o ministro Gilberto Kassab, do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o contrato de adesão da conquista do projeto “Internet para Todos” do Governo Federal que vai contemplar os bairros da cidade e distritos do município com internet banda larga gratuita para a população teixeirense.

Na cerimônia compareceram 2.471 prefeitos e prefeitas para assinar o termo de adesão ao programa que oferecerá conexão à internet banda larga aos municípios. Além do prefeito Temóteo Brito, o prefeito de Nova Viçosa Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM), também assinou o termo de adesão. Entre os 300 municípios brasileiros que primeiro receberão as antenas que permitirão a conexão a partir de maio, estão Teixeira de Freitas e Nova Viçosa. Segundo o governo, neste primeiro momento 40 mil localidades em 2.766 municípios do país serão beneficiadas.

O prefeito Temóteo Brito que esteve assinando o termo de adesão na companhia do presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) -, disse que o programa “Internet para Todos” chega a Teixeira de Freitas numa boa hora e colocará a cidade num mundo moderno, porque levará a banda larga para toda zona urbana do município e beneficiará diretamente as escolas públicas, postos de saúde, unidades policiais e outros organismos públicos onde o cidadão precisa de serviço humanizado e eficiente.

A intenção do programa é garantir banda larga a todas as escolas públicas do país, com a previsão de beneficiar 7 mil escolas ainda em 2018. A velocidade da internet do programa será “bastante grande”. Algo 40 vezes superior ao que existe hoje, disse o ministro Kassab. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio de 2017 e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.

Conforme o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo da Saúde, precursor da demanda e autor da proposição que conquistou o projeto “Internet para Todos” junto ao MCTIC por meio da SAF – Secretaria Nacional de Assuntos Federativos da Presidência República, da qual pasta o baiano Paulo Câmara é o titular -, disse que a Prefeitura garantirá a segurança do terreno onde a antena será instalada, bem como arcar com as despesas de energia elétrica que a operação consumir e, explica que uma opção do prefeito Temóteo Brito é encaminhar à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que isente a operação da cobrança de Imposto sobre Serviços (ISS) e Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de maneira a baratear a execução do programa. (Por Athylla Borborema).