Almir Zarfeg é reeleito para o biênio 2018/2019 da Academia Teixeirense de Letras

0
69

Foi reeleita na tarde dessa sexta-feira (08/06), a atual diretoria da ATL – Academia Teixeirense de Letras. O recurso da reeleição está previsto no estatuto da ATL, mas houve alterações na composição dos nomes. Foram mantidos na presidência Almir Zarfeg, na vice-presidência Athylla Borborema, na secretaria Cristhiane Ferreguett e na tesouraria, no lugar de Celso Kallarrari, assumiu Carlos Mensitieri.

No Conselho Fiscal foi mantido Marcus Aurelius Sampaio e assumiram Elias Botelho e João Carlos de Oliveira no lugar de Carlos Andrade e Ramiro Guedes, respectivamente. Lembrando que não houve inscrição de nenhuma outra chapa no decorrer do prazo aberto que se findou no último dia 30 de maio.

Os membros titulares que não compareceram a sessão de eleição, votaram por carta, enviadas por e-mail. Dos 40 membros, apenas 6 estiveram impossibilitados de participarem da eleição. Após a confirmação dos nomes, um grupo de acadêmicos foram confraternizar na Churrascaria Oriental, no bairro Monte Castelo. “Brindamos a confraria e reafirmamos o compromisso de continuar lutando pela cultura, pela arte e pela literatura”, disse o presidente reeleito Almir Zarfeg.

Zarfeg fez um balanço das conquistas dos dois últimos anos, como a antologia “ATL em Verso e Prosa!”, já no segundo volume, o Prêmio Castro Alves de Literatura, na segunda edição, e as parcerias firmadas com instituições culturais e literárias como Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), Associação Internacional de Escritores e Artistas (LITERARTE) e União Baiana de Escritores (UBESC).

O presidente recém-eleito falou também sobre as ações que serão desenvolvidas no próximo biênio, tais como a instalação do site da ATL, a confecção do Regimento Interno e a posse dos dez primeiros Membros Correspondentes.

A ATL é uma instituição sem fins lucrativos que fundada e instalada para reunir e apoiar os artistas da palavra em Teixeira de Freitas e demais cidades que compõem o Território de Identidade do baixo Extremo Sul da Bahia. Tendo Castro Alves como patrono-geral, ela tem a missão também de zelar pela Língua Portuguesa. Ela é composta por 40 cadeiras ocupadas pelos Membros Efetivos e possui também os chamados Membros Beneméritos, Honorários e Correspondentes, que não ocupam cadeiras.

“Esta é uma oportunidade de ouro para, juntos, renovarmos nossos compromissos com os valores sublimes da vida e da arte em prol de Teixeira e demais cidades da região, representadas pelos respectivos acadêmicos”, concluiu Almir Zarfeg.

QUEM É QUEM

O presidente Almir Zarfeg é poeta, jornalista e autor de inúmeros livros envolvendo os mais diversos gêneros textuais, como poesia, conto, crônica, literatura infanto-juvenil, reportagem e integra o grupo dos dez artistas literários da Bahia mais premiados no Mundo. O vice-presidente Athylla Borborema é escritor, jornalista, radialista e publicitário com mais de 30 livros publicados e premiados no mundo inteiro, membro de inúmeras instituições literárias e culturais no Brasil e no exterior. A secretária Cristhiane Ferreguett é escritora, professora doutora, pertencente aos quadros de docentes da UNEB, amante dos bichos e presidente de uma importante entidade que protege e cuida dos animais.

O tesoureiro Carlos Mensitieri é escritor, poeta e engenheiro urbanista, civil e de trânsito, autor de importantes feitos culturais e políticos em Teixeira de Freitas. O conselheiro Marcus Aurelius Sampaio é escritor, juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e autor do hino oficial da ATL.  O conselheiro Elias Botelho, por sua vez, é escritor, advogado e servidor público estadual do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O conselheiro João Carlos de Oliveira é um celebrado poeta baiano com uma vastíssima experiência na literatura, professor de português e advogado.  (Da redação TN)