7ª edição do projeto Lápis na Mão em Itamaraju

0

por VOCEAKI.COM

Aconteceu na cidade de Itamaraju a divulgação da sétima edição do Projeto Lápis na Mão, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da educação e da cidadania na região Este projeto faz parte do calendário pedagógico das escolas.

Voceaki110

Nesta manha a caravana do Projeto Lápis na Mão visitou a na Creche do Bairro Bela Vista, apresentou peças de teatro, musicas, contou historias, recitou poesia para as crianças, sendo um momento descontraído e alegre para todos .A Secretaria municipal de Educação de Itamaraju a Srª Renilda Marques Souza , acompanhou a visita da caravana, juntamente com os professores e da direção da escola .

Voceaki112

E durante a tarde, o evento aconteceu na Praça Castelo Branco, com a presença dos alunos da Aldeia Indigena Pataxó Pé do Monte,(Parque Nacional Monte Pascoal), alunos das Escola Municipais Mario Andreazza e Escola Municipal do Bairro Furlan.

Voceaki074
A caravana apresenta o Projeto e incentiva os estudantes a se inscreverem no concurso de redação, através do formulário que está disponível no http://www.projetolapisnamao.com.br/regulamento/ 

Voceaki094

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ESTE PROJETO
A proposta é que seja executado entre agosto e outubro de 2016, em três ações que objetivam incentivar o envolvimento de estudantes, professores e sociedade no processo de desenvolvimento educacional da região com 3 ações: 1)O concurso de desenho e redação, 2º)Desafio mãos esperança e 3º) Concurso escola cidadã.
O projeto é uma realização da TV Santa Cruz, e conta o patrocínio da Rota, e da Faculdade de ilhéus

Voceaki079

Tema em 2016: DA JANELA VEJO O MUNDO, LER ABRE HORIZONTE
Concurso de redação e desenho
Proposta:
Tem foco no desenvolvimento do hábito da leitura, escrita e exercício da criatividade. O projeto realizará debates sobre temas de relevância para a comunidade da região sul da Bahia, que servirão como mote do concurso. O projeto visa incentivar alunos de escolas públicas e privadas das:
– Categorias do Ensino Infantil e Fundamental I a produzirem desenhos;
– Categorias do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA a produzirem redações.
O projeto em sua primeira etapa seleciona os 10 melhores trabalhos de cada categoria para uma segunda e última etapa onde serão reconhecidos os 03 melhores trabalhos de cada categoria e premiados.

Voceaki070
Desafio Mãos da Esperança
Proposta:
Despertar nas comunidades de Itabuna e Ilhéus (bairros, escolas, faculdades, grupos religiosos, etc.) a importância da prática da leitura para transformação da sociedade, por meio de ações com baixo custo. Os bairros inscritos deverão desenvolver um dia de ação, para promover a participação da comunidade na campanha de sensibilização do projeto Lápis na Mão; Deverão ser realizadas atividades que despertem o interesse de crianças, jovens, adultos e idosos tendo como base o tema do projeto e utilizando-se da leitura como prática modificadora dos saberes e das mudanças sociais. Por fim, estas ações devem ser de baixo custo, desenvolver a criatividade e ter a mobilização de pessoas. Ao final será premiado o bairro que desenvolver a melhor atividade.

Voceaki061
Concurso Escola Cidadã
Proposta:
Estimular escolas a desenvolverem estratégias de sensibilização e mobilização para o debate do tema do Projeto tanto no ambiente escolar quanto fora dele, ou seja, devem ser desenvolvidas ações como: debates; apresentações teatrais, musicais, recitais; feiras; etc. A escola deverá encaminhar suas ações ao projeto e ao final serão premiadas as 03 escolas que desenvolverem a melhor atividade.

Voceaki066
Avaliação dos Trabalhos
A Comissão Julgadora será composta por, no mínimo, cinco membros, da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, parceira da TV Santa Cruz. A Comissão Julgadora poderá contar com um membro capacitado para o exame de trabalhos produzidos por alunos portadores de necessidades especiais.

Voceaki088

Premiação
Serão premiados os três melhores trabalhos de Redação e Desenho de cada categoria:
– Ensino infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; EJA.
– Serão premiados os três melhores trabalhos da Escola Cidadã.
– Será premiado o bairro que desenvolver a melhor ação em/para sua comunidade.