Escola do Bairro Novo Prado realiza projeto Desbikelando com ações de educação ambiental em Itamaraju

0

por VOCEAKI

A Escola Municipal do Bairro Novo Prado recebeu com muito carinho o Biólogo Luiz Henrique Costa Arruda, formado pela universidade estadual norte do Paraná (UENP) e especialista em educação ambiental pela Usp – São Carlos para executar o projeto DESBIKELANDO, (significa desbravando de bicicleta e transformando) que esta sendo desenvolvido em todo o país.

desbikelando-01 O Projeto DESBIKELANDO tem o objetivo de percorrer 15 estados brasileiros, trabalhando a educação ambiental critica emancipatória e significativa em 60 escolas públicas, usando como didática palestras, oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis, dinâmicas de integração, reflexão e ajuda coletiva, jogos, capoeira regional e angola, produção de jogos ambientais, teatro envolvendo circo, músicas, contação de histórias, entre outros, usando 20 temas envolvendo o meio ambiente e a intervenção social.

desbikelando-02

Em Itamaraju o projeto foi realizado nos dias 02, 05 e 06 de setembro na Escola do Bairro Novo Prado, em parceria com a Diretora a Srª Valdiene Figueiredo e a equipe de professores, sendo que foram realizadas Palestra sobre Resíduos e cidadania e Oficina de montagens de jogos com tabuleiro com as crianças do Ensino fundamental II.

desbikelando-03

Segundo o Biólogo Luiz Henrique “Toda a viagem está sendo feita com uma bicicleta. Já percorri 10 estados e trabalhei com 43 escolas até agora. Estou com o objetivo específico de gerar mais debate ambiental e mais ações a favor do meio ambiente por onde passo, resgatando o histórico cultural e plantando sementes para maior conscientização ambiental Saí no dia 10/01/16 de Altamira – PA e estou indo para Florianópolis – SC com previsão de chegada em Janeiro de 2017. O projeto é uma iniciativa própria sem fins lucrativos e para estar viajando, abri mão de meu trabalho, vendi meu carro e peguei estrada rumo a este sonho. Vivo de doações por onde passo para me manter na estrada.”

desbikelando-04

Os trabalhos estão divulgados pelo Instagram, Youtube, Facebook, sites e blog. Segue abaixo os links e algumas matérias.

INSTAGRAM

http://mfcomartins.wix.com/desbikelando

FACEBOOK

Tv Mirante Globo-MA

Matéria desbikelando feita pela tv Manaíra – João Pessoa – PB em 20-05-16

TV Assembleia PB

JPB em Campina Grande-PB

TV UFMA (Universidade Federal do Maranhão)

Projeto sobre educação e meio ambiente oriundo do Pará está em Assú

TV Ceará Projeto Desbikelando leva educação ambiental pelo Brasil