Índios em Prado perdem eleição após chuvas e reivindicam nova chance de votação

0

Moradores indígenas e de áreas rurais, que não compareceram à votação no domingo (2), reivindicam uma nova chance de participação no pleito no município de Prado, no extremo sul da Bahia. Eles afirmam que as fortes chuvas e as condições das estradas impediram o acesso ao locais de votação.

“Nós queremos que o juiz, em vez de fazer uma outra eleição, que desse a oportunidade para o pessoal que não votou, votar”, disse Jitaí Pataxó, que é cacique da aldeia Pataxó Tibá.

A dona de casa Graziela Almeida, que mora em zona rural, é uma das moradoras que também reivindica a nova oportunidade. “Nós estamos reivindicando o nosso direito de votar. Choveu demais e não teve como a população se locomover”, disse.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 5,6 mil eleitores deixaram de votar em Prado. Este ano, o índice de abstenção na eleição municipal foi de 26,43%. Em 2012, o índice foi um pouco menor, 24,84% (5.235 eleitores). Comparando 2016 e 2012, a diferença foi de 1,59% (386).

Por conta das reivindicações, índios e integrantes de movimentos sociais fizeram uma manifestação em frente ao fórum municipal na quarta-feira (5). Os participantes cantaram o Hino Nacional.

O juiz eleitoral do município de Prado, Leonardo Coelho, recebeu alguns representantes e ouviu as reivindicações. Entretanto, afirmou que não há condições dos pedidos serem atendidos. “Até hoje, por razões de caso fortuito ou força maior, um pleito não foi invalidado, nem se realizou um segundo turno fora da hipótese de municípios com mais de 200 mil eleitores”, relatou.

A votação em Prado reelegeu a prefeita Mayra Brito (PP), com 7.170 votos. Ela venceu com uma diferença de 140 votos em relação ao segundo colocado, que obteve 7.029 votos.

por G1bahia