Até 2060, expectativa de vida aumenta de 75 para 81 anos

0

A expectativa de vida da população no Brasil tem crescido. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média atual é de 75 anos, mas vai aumentar para 81 até 2060. Esta mudança se dá por diversos fatores, dentre eles os cuidados preventivos com a saúde, como check-up, alimentação saudável, prática de atividades físicas  etc. ”Os cuidados preventivos têm dois grandes objetivos: impedir o adoecimento ou, caso não seja possível, impedir a progressão ou a recorrência de uma doença”,  explica Thaís Nascimento, cardiologista e sócia do Complexo Integrado de Saúde – CISVIVER.

As doenças mais presentes são aquelas consideradas crônicas, ou seja, que não possuem cura, mas podem ser controladas, como hipertensão, diabetes, além de problemas respiratórios, psiquiátricos e, até mesmo o câncer. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, essas condições respondem por mais de 70% das causas de morte no país. Vale lembrar que algumas dessas doenças estão fortemente associadas a fatores de risco modificáveis, como tabagismo, sedentarismo, excesso de peso e má alimentação.

A médica conta que, felizmente, o brasileiro tem buscado um estilo de vida mais saudável, tendo crescido o número de pessoas que praticam a quantidade recomendada de atividade física semanal. “Curiosamente, os homens ainda praticam mais atividade física que as mulheres. Também tem aumentado o número de pessoas que consomem porções diárias de frutas e hortaliças. Nesse quesito, entretanto, as mulheres estão na frente”, relata Thaís Nascimento.

por Tribuna da Bahia