Choque dos melhores: Barça tenta dar o troco e encerrar série invicta do Real

0

Na temporada passada o Barcelona havia alcançado 39 jogos de invencibilidade, inclusive quebrando o recorde anterior do futebol espanhol que pertencia ao Real Madrid (34), quando cruzou com o próprio time merengue no Camp Nou e teve sua sequência encerrada ao perder por 2 a 1. Neste sábado, os catalães terão a chance do troco. O Real está invicto há 32 partidas, e o Barça receberá o maior rival novamente em casa, pela 14ª rodada do Campeonato Espanhol. E aí? A série aumenta ou termina? A bola rola a partir das 13h15 (horário de Brasília), e o GloboEsporte.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real.

O Barcelona é o vice-líder da competição com 27 pontos, seis atrás do rival, e precisa vencer principalmente para não perdê-lo de vista. A partida, assim todas as outras do Espanhol nesta rodada, terá 1 minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia com o avião na Colômbia que deixou 71 mortos dentre a delegação da Chapecoense, jornalistas e tripulação.

INFO barcelona x real madrid 0312 (Foto: editoria de arte)

O duelo, além de ser um dos maiores clássicos do mundo, é um choque entre possivelmente os dois melhores times do planeta na atualidade. Juntos, venceram as três últimas edições da Liga dos Campeões e as duas últimas do Mundial de Clubes. Mas qual deles é o melhor neste momento? Cada um conta com seus trunfos nessa discussão.

O Barcelona tem, como sempre, a genialidade de Messi. E seu trio MSN continua em sintonia fina, com 112 gols marcados somente em 2016. É o atual campeão do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei. O Real Madrid, por sua vez, conta com a eficiência de outro craque, Cristiano Ronaldo. E há 32 jogos não sabe o que é perder. É o atual campeão da Champions e, neste mês, pode ser campeão mundial no Japão.

Analisando os números desta temporada, o Real está em vantagem na parte ofensiva, e o Barça, na defensiva. Cada um disputou 21 jogos até agora. O Barcelona fez 55 gols (média por jogo de 2,6) e sofreu 19 (média de 0,9), com 36 gols de saldo. O time merengue marcou 65 gols (média de 3,1) e sofreu 23 (média de 1,1), com 42 gols de saldo.

Mas vale ressaltar que essa vantagem do Real se deve ao fato de ter feito 13 gols em apenas dois jogos contra o modesto Cultural Leonesa (6×1 e 7×1) na fase inicial da Copa do Rei, enquanto o Barça ficou no 1 a 1 contra o também modesto Hércules pela mesma competição – o jogo da volta ainda vai acontecer.

Também teremos mais uma vez o duelo particular entre Messi e Cristiano, que há oito anos dividem os holofotes no posto de melhor jogador do mundo – o argentino foi eleito cinco vezes, e o português, três. A dupla está junta de novo na final da premiação da Fifa, ao lado do francês Griezmann, e na Bola de Ouro. CR7 é favorito a ganhar pela quarta vez, já que tem os principais títulos da temporada e foi decisivo em ambos: Champions com o Real e Eurocopa com Portugal.

Messi Cristiano Ronaldo Bola de Ouro (Foto: AFP)O GloboEsporte.com realizou uma enquete para saber quem os torcedores em geral acham que vencerá o jogão. O Real foi o favorito, com 50,39% de um total de 11.011 votos – em aproximadamente 7 horas de votação. O Barça teve 45,45%, e os outros 4,16% ficaram com a alternativa do empate. O técnico Zinedine Zidane, no entanto, não concorda com o favoritismo.

– Não gosto que isso seja dito. Está em 50% como sempre – disse o comandante do Real.

Luis Enrique, técnico do Barcelona, sabe da necessidade de vencer para seguir a caça ao rival, mas tentou tirar um pouco a pressão do seu time para o caso de derrota.

– Não acho que alguém se atreverá a dizer que o resultado será determinante. Estamos na rodada 14. Claro que o Real Madrid abrirá 9 pontos se vencer, mas não é determinante.

Neymar Barcelona Real Madrid (Foto: Getty Images)

Em relação às escalações, melhor para o Barça, que tem todos os jogadores titulares à disposição, incluindo o capitão Iniesta, recuperado de lesão no joelho direito. O Real tem o retorno do brasileiro Casemiro, peça-chave do meio-campo merengue, mas não pode contar com Bale, machucado, e Kroos, em fase final de recuperação.

Escalações prováveis:

Barcelona: Ter Stegen, Sergi Roberto, Piqué, Umtiti (Mascherano) e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Suárez e Neymar. Técnico: Luis Enrique.

Real Madrid: Keylor Navas, Carvajal, Sergio Ramos, Varane (Pepe) e Marcelo; Kovacic (Casemiro), Modric e Isco; Lucas Vázquez, Benzema e Cristiano Ronaldo. Técnico: Zidane.

por GE