Ano letivo começa oficialmente nas escolas estaduais

0
O Ano Letivo 2018 na rede estadual de ensino começou oficialmente nesta segunda-feira (19). O dia foi de reencontros, de integração e cheio de expectativas sobre os projetos pedagógicos que serão desenvolvidos durante os 200 dias letivos. Em algumas unidades escolares, os gestores e professores promoveram o acolhimento dos estudantes e também dos familiares que resolveram se dirigir à escola na companhia dos filhos.
Na Escola Estadual Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador, por exemplo, foi organizada um receptivo para dar as boas-vindas aos estudantes. “Este foi um momento de receber os alunos para apresentar a escola e apresentar os objetivos, os projetos e desafios. Foi um momento de acolher a todos, mostrando nosso eixo pedagógico, que vai permear nossas ações durante o ano letivo”, explicou a diretora da unidade, Ana Paula Neves.
No Colégio Estadual de Cachoeira, no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, os estudantes estavam empolgados e cheios de expectativas. Foi o caso de Tâmara Vieira, 13 anos, do 8º ano. “É muito bom voltar de férias e rever os amigos. Adoro participar dos projetos e quero saber todas as novidades para esse ano”, disse.
Camile Vitória, 13 anos, 9º ano, também destacou os projetos como um grande diferencial da escola e disse que está motivada para os estudos e envolvimento nas atividades que dinamizam o ambiente escolar. “Podemos participar de diversas atividades que promovem a união e o sentimento de coletividade. Temos a Gincana de Matemática e o Encontro de Família que faz da nossa escola uma grande comunidade”, enfatizou.
No Colégio Estadual Normal São Pedro, em Macarani, e no Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Firmino Alves, no Médio Sudoeste da Bahia, os estudantes veteranos participaram de apresentações de música e de dança, mostrando aos novatos alguns dos projetos de arte e cultura que são desenvolvidos nas escolas para promover o protagonismo estudantil.
 
Aula inaugural 
O Programa de Abertura do Ano Letivo – Aula Inaugural – da rede estadual será realizado nesta quarta (21), a partir das 8h30, no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´ Água, em Salvador. A atividade terá a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e será transmitida, ao vivo, pela TVE Bahia (Canal 10.1).
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado