Sessão solene marca homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Câmara de Teixeira de Freitas

0
195

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou sessão solene na noite desta quinta-feira (08/03), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Igualmente aconteceu o ano passado, este ano cada vereador homenageou uma mulher de história do município com uma moção de aplauso, com a exposição pública da sua biografia e flores. E todas as mulheres presentes foram presenteadas com flores pelos vereadores e, a música também fez parte da cerimônia em dois momentos, quando a cantora Mariana Mendes abrilhantou a noite com canções apropriadas para a data. Durante todo mês de março o Poder Legislativo realiza atividades em tributo ao mês dedicado às mulheres.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) disse que ser mulher é uma mistura de delicadeza e força. “Nós não poderíamos deixar de dar nossa contribuição nesse dia. Em 2017 promovemos uma linda cerimônia e este ano estamos aqui no vãmente para parabenizarmos nesses dias do mês da mulher com uma extensa programação legislativa, pelas conquistas, sem esquecer-se dos cuidados que elas dedicam as suas famílias. E se hoje a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero que no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista. A mulher sempre foi exemplo de dignidade, de vida, de caráter e se destacam porque sempre buscam se aprimorar. Ser mulher é realmente uma mistura de delicadeza e força e, sobretudo, é exemplo de autoestima e altivez. Por isso que a Câmara Municipal de Teixeira de Freitas se sente orgulho de fazer parte destas homenagens justas e necessárias”, festejou o presidente Agnaldo da Saúde.

O presidente Agnaldo da Saúde abriu a reunião e depois passou o comando da presidência da sessão solene para a única mulher dentre os 19 vereadores do parlamento, a vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT) que iniciou enaltecendo o papel da mulher na sociedade atual. “O objetivo desta sessão é externar apoio e homenagear mulheres guerreiras, que dedicam suas vidas em prol da população, pois seu amor é maior que sua posição social. Mulheres de fibra , que merecem ter seus nomes escritos não somente numa placa, mas também  gravados em nossos corações”, disse Erlita Freitas.

Mães, esposas, batalhadoras, mulheres simples e autoridades do município foram homenageadas pelos vereadores com um certificado e com flores. Nesta sessão, a condução da cerimônia foi organizada por mulheres. A vereadora Erlita Freitas, que aproveitou a oportunidade para incitar a reflexão de que “é importante também pensar em todas as mulheres que lutaram para que nossos direitos fossem garantidos hoje, e esta é uma forma de agradecer e motivar ainda mais mulheres para assumir a causa, que é de todas nós, pois muito ainda há para ser conquistado”, acrescentou.

Compuseram a mesa de honra da sessão solene: representando a DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, a delegada titular Vivianne Scofield; a servidora pública Rozilene Salomão, representando as funcionárias da Câmara; a empresária Lucimélia Ferraz, representando a sociedade teixeirense por meio da Associação Comercial Empresarial (ACE); homenageando as mulheres da corporação e representando as policiais militares do município, a Cabo PM Valdirene.

Foram dezoito belas histórias de superação, luta, força, otimismo e carisma, entre tantos outros atributos que as mulheres dominam com graça e charme. O vereador Adriano Souza (Podemos) homenageou Susiane Souza Ribeiro Sá, bancária e culinarista vegetariana da Igreja Adventista. O vereador Agnaldo da Saúde (PR), homenageou a cozinheira Marly de Almeida Sousa Silva.

Ailton Lacerda (PSC) entregou sua homenagem para Leiliane Chaves dos Santos, representando o setor de educação do município, assim como o vereador Darlan Martins (PSD) que homenageou Elizabeth Imberti, diretora escolar; e o vereador Arnaldinho (PT) que festejou a professora Lucélia Rezende.

A vereadora Erlita Freitas (PT) escolheu a senhora Dalvina Rodrigues para a homenagear como líder de movimentos sociais e pastorais que desenvolvem trabalhos voluntários no município. O vereador Joris Bento Xavier, o “Joris de Gel” (PTC) escolheu uma merendeira para representar as mulheres do povoado de Santo Antônio, na pessoa da senhora Marlene Rodrigues “dona Maza”.

O vereador Jonathan Molar (SD) homenageou suas colegas de profissão, em nome da presidente da OAB Subseção Teixeira de Freitas, advogada Goretti Martins. O 1º vice-presidente da Câmara, vereador Bernardo Cabral (PSD) emocionou a todos com sua homenageada, a senhora Rita Rodrigues, mulher humilde e cheia de histórias relevantes, a quem considera como mãe.

O instinto filial também levou o vereador Leonardo do Sindicato (PC do B) a escolher sua mãe, dona Maria da Conceição Feitoza para receber a homenagem. O vereador Mendes da JC Madeiras (PSDB) escolheu uma representante do Duque de Caxias, dona Irinéa Nascimento, para homenagear as demais professoras daquele distrito.

As mulheres da IDERP – Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal de Teixeira de Freitas foram homenageadas na pessoa de Iraci Oliveira, escolhida pelo vereador Juvenal das Laranjas (Podemos). As trabalhadoras braçais com história de luta e vitória foram representadas pela homenageada do vereador Pedrão (PV), dona Maria Senhora Silva. O vereador Marcílio Goulart (PT) homenageou as mulheres da área da saúde e do conjunto habitacional Urbis I, II e III, em nome da agente de saúde Maria Edite Moreira.

As mulheres que amam o voluntariado foram representadas por Luzia da Silva Aguiar, homenageada do vereador Marcos Belitardo (PHS). Outros dois vereadores que homenagearam o setor da educação pública foram Valci Vieira (SD) e Ronaldo Cordeiro (PSC) que indicaram a professora doutora Olga Sueli Soares e a professora Maria José Mendes, respectivamente. Profissionais que amam e prezam pela qualidade da educação para o futuro das gerações. O vereador Sargento Berg (PSDB) escolheu a servidora da Câmara, Elizete Oliveira que foi outorgada com a honraria em nome das demais colaboradoras da limpeza da Casa.

A trilha musical ficou por conta de outra mulher, a jovem cantora Mariana Mendes, 19 anos, que levou a plateia a uma deliciosa reflexão de amor com canções contemporâneas e cheias de significado para a data. E um poema dedicado às mulheres foi declamado pelo blogueiro Juliano Mendes que definiu as mulheres como seres imprescindíveis para a continuidade da humanidade. Para finalizar a noite, houve um coquetel num momento de confraternização entre outorgantes e homenageadas. (ASCOM).