ATL celebra Castro Alves na data do aniversário do poeta maior com entrega de premiação

0

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) celebrou a data do nascimento de Castro Alves – 14 de março – com uma palestra, a exibição da melodia do hino oficial da instituição, a entrega de premiação, além de recitais e homenagens.

A sessão solene, que marcou a abertura do ano acadêmico de 2018, aconteceu no auditório Francistônio Pinto da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, às 20h, na última quarta-feira (14), dia em que se comemorava o 171º aniversário de nascimento do poeta maior e patrono-geral da ATL, Antônio Frederico de Castro Alves.

atl2

Inicialmente o acadêmico, poeta e filósofo Ademar Bogo discorreu sobre o tema “Em que Castro Alves se inspiraria para produzir sua poesia social nos dias de hoje?” Ele apresentou o poeta maior no seu tempo, século XIX, rodeado por grandes nomes como Rui Barbosa e Tobias Barreto e, ao contextualizar o artista, sua história e obra, afirmou que Castro Alves continua sendo um “poeta atual, normal e ao mesmo tempo extraordinário, perspicaz e revolucionário, maduro e seguro da crítica política”.

Em seguida, Bogo apresentou a reescrita da parte V do “Navio Negreiro” com temática e linguagem atuais. Com domínio do texto e conhecimento das injustiças que acometem a maioria dos brasileiros, o confrade sensibilizou o público presente. Ele ainda homenageou o patrono da sua cadeira, a 38, Joaquim de Jesus Ribeiro, com o poema “Joaquim morreu de amor”.

atl5

Em seguida, o maestro Eudes de Oliveira Brito executou a melodia do Hino Oficial da ATL, acompanhado do músico Jorge Luiz Paixão e da cantora Gleiciane Paiva. Tanto o maestro Eudes como o autor da letra do hino, acadêmico Marcus Aurelius, foram homenageados com certificados personalizados. Além da melodia, o maestro compôs os arranjos e a partitura do hino. Eudes e Marcus foram chamados pelo presidente da academia, Almir Zarfeg, de “as meninas dos olhos da ATL”.

Na segunda parte da solenidade, a mestre de cerimônias Guilhermina Bessa anunciou a entrega da premiação aos vencedores do Prêmio Castro Alves de Literatura 2018, nas versões interna e externa, nas categorias Poema e Crônica. Os membros das comissões julgadoras receberam certificados de participação e os presidentes dessas comissões – Arolda Figueredo (versão interna) e Fabiano Novais (versão externa) – apresentaram uma análise crítica dos textos vencedores.

Pela ordem, receberam a premiação os vencedores da versão interna, categoria Poema: Armando Azevedo (1º lugar) com o poema “A feira de Bom Jesus da Lapa”; Edinar Cerqueira (2º lugar) com o poema “Naquela noite”; e Cássia Oz (3º lugar) com o poema “Ausência”.  As menções honrosas para Ademar Bogo (1ª mh) com o poema “Tempos opostos”; Érico Cavalcanti (2ª mh) com o poema “Vontade de brincar”; e Cristhiane Ferreguett e Gisele Ellen (3ª mh) com “Os três Rs” e “Azul e Rosa”, respectivamente.

atl6

Na categoria Crônica, da versão interna, venceram: Fernando Lago (1º lugar) com a crônica “O dia de Raulzinho”; Elias Botelho (2º lugar) com a crônica “Vingança fatal”; e Fabiana Pinto (3º lugar) com a crônica “A vida é de repente”. As menções honrosas para Oséas Moreira (1ª mh) com a crônica “A saga do bahianêro”; e Maria Leôncio (2ª mh) com a crônica “O aprendiz de alfaiate”.

Em seguida, foram premiados os vencedores da versão externa, os não acadêmicos, na categoria Poema: Josiane Alves (1º lugar) com o poema “Eu e você”; Marcelo Portuária (2º lugar) com o poema “A última lágrima da caipora”; e Luiz Oss (3º lugar) com o poema “Lágrimas de chuva”. As menções honrosas para Rose Rocha (1ª mh) com o poema “O dia em que você chegou”; Erivan Santana (2ª mh) com o poema “O café”; e Ada Fernanda (3ª mh) com o poema “No samba da rosa o cravo é quem toca”.

atl1

Na categoria Crônica, da versão externa, venceram: Maurício de Novais (1ª lugar) com a crônica “A bailarina”; Gabriela Fernandes (2º lugar) com a crônica “O sobrado”; e Jésus Barreto (3º lugar) com a crônica “Achamos”. As menções honrosas para Auta Maria Monteiro (1ª mh) com a crônica “Era uma vez uma Teixeira ainda menina…”; Irismar Santana (2ª mh) com a crônica “Ser nordestino é ser nordestileste”; e Patrícia Brito (3ª mh) com a crônica “Chega de saudade”.

Os primeiros colocados, nas respectivas versões e categorias, receberam medalhas e certificados. Já as menções honrosas foram homenageadas com certificados. Apenas o 1º lugar na categoria Poema da versão externa, Josiane Alves, e o 1º lugar na categoria Crônica da versão externa, Maurício de Novais, receberam a quantia de R$ 500,00 cada.

atl4

Durante o evento, o presidente Almir Zarfeg foi homenageado com o título de “Personalidade de Importância Cultural 2017” pela União Baiana de Escritores (UBESC), na oportunidade representada pelo vice-presidente Carlos Souza Yeshua, que falou em nome do presidente Roberto Leal.

Por fim, Almir Zarfeg leu edital convocando os acadêmicos para a eleição dos novos membros da Diretoria e Conselho Fiscal, marcada para o dia 2 de junho de 2018, em Teixeira de Freitas/BA. (Da redação TN)