Personalidades de Itamaraju são homenageadas com a entrega do Título de Cidadão Itamarajuense

0
156

Na manhã da última terça-feira (28/08), a Câmara Municipal de Itamaraju realizou a solenidade de entrega de Títulos de Cidadão Itamarajuense. Este ano a Câmara homenageou personalidades dos mais diversos setores da sociedade em virtude dos serviços de relevância prestados para o desenvolvimento do município. Entre os homenageados estão o radialista e incentivador cultural Jairo Pires e o Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), o Dr. Jackson Cordeiro de Almeida.

O evento contou com a presença do vice-prefeito de Itamaraju Téa Produções, dos ex-vereadores Léo Lopes e Antônio Portugal, dos amigos e familiares dos homenageados e sociedade em geral.

Os nomes dos homenageados foram indicados pelos vereadores e aprovados em plenário, por meio de Decreto Legislativo de forma unânime. A solenidade, tem como objetivo o reconhecimento daqueles que contribuem, com seu trabalho e dedicação, para o desenvolvimento do município. “Esta homenagem é de muita importância para a nossa sociedade em reconhecer através desse ato, as inúmeras ações promovidas por essas pessoas que tanto já contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores, Chico Giló.

As pessoas reconhecidas pelo trabalho na sociedade itamarajuense foram: O radialista e incentivador cultural Jairo Pires, o Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), o Dr. Jackson Cordeiro de Almeida, o Promotor de Justiça João Batista Madeiro Neto, os empresários Josias João Dorighetto, Mário Santos Calazans, Ademir Calazans, Jaime Teixeira, Eziro Vieira, Valdemir Ferreira (o amigo índio), o Médico Rômulo Vieira, o Pastor Paulo Frassinet, a Professora Maria José de Santana, além de Sinvaldo Rodrigues, Orlando Silva Cerqueira (o Orlando Piranha), Maria Chaves Costa, Romeu Ferreira de Souza, Eduardo Barbosa Filho, Gilvan Rabelo de Almeida, Raimunda Brito Rodrigues e Pedro Almeida dos Anjos.

O título de Cidadão Honorário de Itamaraju é um título honorífico concedido a pessoas que não são nascidas no município, mas que decidiram morar ou desenvolver suas vidas na cidade. É um reconhecimento da comunidade pelo trabalho e vida dessas pessoas que mesmo não sendo itamarajuenses por naturalidade, ajudaram muito para o crescimento de Itamaraju. O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial, ou seja, os homenageados passam a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa itamarajuense.

JAIRO PIRES

Dentre esses ‘irmãos’ itamarajuenses destacamos o radialista Jairo Pires, que iniciou sua história em Itamaraju em junho de 1966 quando decidiu fazer desta cidade a sua morada, e com um fascínio cinematográfico antigo, decidiu criar um cinema na cidade. A partir daí surgiu o ‘Cine Orion’, que por sua vez, foi o primeiro cinema na região extremo sul da Bahia. Com o seu sonho comercial já concretizado, criou a ‘Voz do Cine Orion’, a ferramenta de interação com a comunidade, onde através das cornetas de alto falante, toda a cidade comunicava ‘alôs’, recados, informações e avisos oficiais.

Em 1982, Jairo Pires inaugurou uma das maiores obras da construção civil itamarajuense, o Cine Marte, uma colossal construção que deu margem a lendas e mitos. A população em fila quilométrica assistiu admirada a duas grandes produções do cinema hollywoodiano: ‘007 – O espião que me amava’ e ‘Guerra nas Estrelas’.

Em 1987 é inaugurada pelo saudoso Almir Nobre de Almeida, a Rádio Extremo Sul AM onde o mesmo convida Jairo Pires para fazer parte da equipe. Hoje, passado mais de 30 anos, Jairo Pires ainda faz parte do time de locutores da emissora. Trabalho que executa por amor e fidelidade aos seus ouvintes.

Jairo Pires não apenas contribuiu com o desenvolvimento de Itamaraju, mas ofereceu para a comunidade opção de lazer, cultura e reflexão.

Por VOCEAKI