Mais um bicho-preguiça é resgatado pelo Gads em Itamaraju

0

Ambientalistas do Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social (Gads) realizaram nesta segunda-feira (10) o resgate de mais um bicho-preguiça na zona urbana de Itamaraju. O animal foi encontrado no quintal da residência do produtor rural Antônio Elias, na Avenida Jucuruçu, bairro Baixa Fria, localizado na Cidade Baixa.

O bicho-preguiça estava trepado em um pé de manga, sendo descoberto pelo agricultor que, sob orientação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Eunápolis, acionou o Gads para efetuar o resgate. “Ligamos para o Ibama, mas fomos aconselhados a procurar vocês (o Gads) para encaminhar o animal ao seu habitat”, contou Antônio Elias.

O mamífero foi solto pelos ambientalistas na reserva florestal do Parque Nacional do Descobrimento, no município de Prado. “Aqui, esse animal vai estar bem confortável e provido de boa alimentação”, disse Ninha Garcia, diretora do Gads, que acompanhou o resgate e a devolução do bicho-preguiça à natureza.

A alimentação do bicho preguiça baseia-se em folhas, raízes, brotos e frutos. “Provavelmente, o desmatamento vem ocasionado a falta de alimento para esses animais, obrigando-os a deixar o seu habitat natural em busca de comida em outros lugares”, sugeriu Vinícius Almeida, presidente da ONG.

De acordo com o Gads, esse foi o terceiro bicho-preguiça resgatado pela entidade este ano em Itamaraju. O último ocorreu no início de agosto à altura do KM 808 da rodovia BR-101.

Por Domingos Oliveira