Levy Fidelix, presidente do partido do vice de Bolsonaro, não se elege para a Câmara

0
Jair Bolsonaro, Levy Fidelix e Hamilton Mourão durante convenção do PRTB em SP — Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

O presidente do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), Levy Fidelix, não conseguiu se eleger para o cargo de deputado federal nas eleições 2018.

Líder do partido do general Hamilton Mourão, vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), Fidelix teve 32.113 votos, 0,15% do total, na disputa para a Câmara dos Deputados por São Paulo.

Antes do acerto entre Mourão e Bolsonaro, Fidelix era pré-candidato à Presidência, mas depois retirou a intenção de concorrer ao pleito.

Apesar do apoio do PRTB ao PSL na candidatura para presidente, os partidos não tiveram coligação para as eleições da Câmara por São Paulo.

Histórico de Levy Fidelix

O jornalista Jose Levy Fidelix da Cruz, de 64 anos, entrou na política em 1985. Naquele ano, participou de sua primeira eleição, disputando uma vaga para deputado federal pelo PL, mas perdeu.

Em 1989, migra para o PTR e atua como assessor da campanha de Fernando Collor à Presidência. No ano seguinte, tentou mais uma vez vaga na Câmara federal, mas não foi eleito. Dois anos depois, criou o PRTB e tornou-se presidente do partido.

Tentou sua primeira eleição para prefeito de São Paulo em 1996, com o projeto do aerotrem, pelo qual ficou conhecido. Dois anos depois, disputou para o governo, mas ficou em último. Tentou a presidência em 2010 e em 2014, mas perdeu em ambas. Em 2016, tentou novamente a Prefeitura de São Paulo, sem sucesso.

Veja histórico de votações do candidato:

2016 – Prefeitura de São Paulo: 21.705 votos

2014 – Presidência da República: 446.878 votos

2012 – Prefeitura de São Paulo: 19.800

FONTE: G1 BA