Axé não entra no Top 10 anual das rádios da Bahia desde 2015; Claudia Leitte foi a última

0

Após a Crowley, em parceira da Billboard, divulgar a lista do Hot 100 com as músicas mais executadas em 2018 no Brasil, ressaltando, inclusive, a dominação do sertanejo no Top 10, o ConnectMix – plataforma de monitoramento, auditoria e gestão de áudio em tempo real em rádios e TVs – também disponibilizou, nesta quinta-feira (3), seus dados do ano anterior. Os números confirmaram a predominância do sertanejo no país, ocupando 73% do total de execuções do Top 100 das emissoras.

Como já dito, a Bahia parece estar seguindo a lógica nacional. De acordo com informações do site, o Top 5 durante o ano passado ficou com Gusttavo Lima em primeiro lugar com a música “Apelido Carinhoso” (47.528 execuções), seguido de Zé Neto e Cristiano, com “Largado às Traças – Acústico” (36.739 execuções), Léo Magalhães na faixa “Oi” (33.433 execuções), Thiago Brava e o hit “Dona Maria” (32.578 execuções), e Eduardo Costa na canção “Olha Ela Aí” (28.350 execuções) A última vez que uma música de Axé figurou na lista das 10 mais tocadas nas rádios baianas foi em 2015, com Claudia Leitte na última posição com a música “Cartório”, que teve 20.684 reproduções. Antes dela, Ivete Sangalo apareceu na sexta posição com o “Amor que Não Sai”, em 2014, acumulando 8.077 execuções.

Tais números podem ser resultado direto da tão falada “crise do Axé”, que aponta o ritmo fora da preferência nacional. Em recente entrevista ao Bahia Notícias, o empresário e radialista Chico Kertész, que está por trás dos últimos clipes de Claudia, Denny Denan, Daniela Mercury, Harmonia do Samba e Saulo, falou da situação. “O sertanejo tem um espaço hoje muito grande e aqui a gente tem cada vez menos rádio tocando música, e quando toca é por acordo comercial. A coisa orgânica mesmo, de acontecer em si, é o que eu acredito. Tem que acontecer organicamente sem impulso, sem comprar views, sem fazer esses tipos de coisas que são artifícios que estão aí”, avaliou

Quanto a isso, programadores musicais ouvidos pelo BN apontam que a preferência do público ainda é a principal responsável por definir como será a grade de canções que vão ao ar diariamente: “A programação aqui é feita por nossos ouvintes, principalmente em programas de ranking, além disso, essas musicas são mescladas entre singles de sucessos recentes e mais antigos”, disse o funcionário de uma rádio popular de Salvador. Mas as emissoras confirmam: apesar de ainda haver muitos pedidos para ouvir músicas de baianos, as listas de mais ouvidas têm presença constante de bandas e artistas vindos de outras regiões do país.

TOP 100

Se no Top 5 das rádios baianas o Axé não aparece, no Top 100 de 2018 as marcações não foram expressivas. O gráfico aponta que apenas 9% das faixas são da Terra do Dendê. A mais bem colocada, em 18º lugar, foi “Cheguei Pra Te Amar” de Ivete com MC Livinho, lançada em 27 de outubro de 2017. No ano passado, a faixa teve 21.556 reproduções. Claudia veio em seguida, na 36ª posição, com “Lacradora”, parceria com as irmãs Maiara e Maraísa, que mesmo lançada no dia 8 de dezembro de 2017 alcançou 18.211 execuções em 2018. Já no Top 100 nacional, Veveta ficou em 54º e Claudinha apareceu em 92ª. Ambas com as faixas citadas anteriormente. Confira as posições de músicas de Axé no Top 100 das rádios da Bahia em 2018:

Por fim, essa amostragem da predominância do sertanejo vem se repetindo, pelo menos, desde 2014. Das 25 canções mais tocadas nos últimos anos, apenas três não pertencem ao ritmo. São Elas: “Coração Machucado” (2016) de Wesley Safadão, “Despacito” (2017) de Luis Fonsi com Dady Yankee e Paradinha (2017) de Anitta. Confira as posições de músicas de Axé no Top 100 das rádios do Brasil em 2018:

por Júnior Moreira Bordalo / Ian Meneses – Bahia Noticias