Polícia Militar da Bahia leva ação de combate ao câncer de mama para faculdade

0

Uma iniciativa de sensibilização e combate ao câncer de mama levou a Polícia Militar da Bahia a promover uma palestra sobre o tema na Faculdade Estácio, no bairro da Calçada, na manhã desta terça-feira (29). A iniciativa integra a campanha Outubro Rosa e foi organizada pelo Departamento de Promoção Social da Polícia Militar.

O evento se estende até o final da manhã com uma programação multidisciplinar que destaca as ações de prevenção, bem como a importância de realizar o autoexame para detecção precoce do câncer de mama. Foram convidadas para o evento, integrantes da Polícia Militar e estudantes da instituição.

A palestra de abertura foi ministrada pelo coronel Marcos Nolasco, médico mastologista e diretor do Departamento de Saúde da Polícia, que destacou a importância de ofertar conhecimento às mulheres. “Para se combater o câncer de mama é um tripé, no qual é necessário ter pesquisa, atendimento no dia a dia e difusão do conhecimento. Pesquisas indicam que as mulheres que têm mais conhecimento, e só por este fato, considerando a mesma faixa econômica, têm um melhor tratamento. Com isso, elas procuram atendimento médico mais rápido e conseguem uma menor mutilação, menor quimioterapia, radioterapia, ou seja, o tratamento é mais suave”.

Além de palestras que abordam aspectos psicológicos, rede de proteção e o impacto do diagnóstico de câncer, também são realizadas oficinas de autocuidado e beleza.
De acordo o diretor do Departamento de Promoção Social da PM-BA, coronel Renato Ventura, a corporação vem realizando uma série de atividades ao longo do mês de outubro para abordar o tema. “Essa é uma campanha da qual a Polícia Militar não poderia ficar fora, e nesta iniciativa do Outubro Rosa trazemos nossas policiais militares femininas para receber orientações sobre o câncer de mama. A ideia é conscientizar sobre a prevenção e transformar nossas policiais em multiplicadoras em espaços como as Bases Comunitárias de Segurança, fazendo com que essa conscientização alcance a nossa sociedade”, explica.

Repórter: Jairo Gonçalves