Secretaria da Educação realiza ato em comemoração ao Ano Anísio Teixeira na Escola Parque

0

A Secretaria da Educação do Estado realiza, nesta terça-feira (17), às 14h30, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, em Salvador, mais um ato em comemoração ao projeto “2020 – Ano Anísio Teixeira”. O projeto está possibilitando uma série  ações pela Bahia, para referenciar a memória e difundir o legado deste que foi um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos. O ato na Escola Parque é considerado simbólico pelos educadores, por ter sido este um espaço criado e pensado pedagogicamente por Anísio Teixeira.

A programação desta terça-feira contará com as seguintes atividades: apresentações culturais; lançamento do livro “Menino Movimento”; e mesa institucional com representantes dos órgãos que fazem parte da iniciativa. Além disso, será realizada uma roda de conversa com os temas “O Brasil no Tempo de Anísio Teixeira”, que será mediada pelo reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Luiz Otávio de Magalhães; “Anísio: Teórico da educação”, com a professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Jaci Menezes; “Anísio e a cultura”, com o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Augusto Rocha; e “2020: Ano Anísio Teixeira”, com o professor da UFBA/IEA-USP, Naomar Monteiro de Almeida Filho.

“2020 – Ano Anísio Teixeira”
No dia em que o educador baiano Anísio Teixeira, completaria 119 anos, em 12 de julho de 2019, o Governo do Estado instituiu, por meio do decreto Nº 19.132, o Ano Anísio Teixeira. A proposta é incentivar e ampliar a divulgação sobre o educador Anísio Teixeira, com o envolvimento das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Casa Civil, além dos órgãos públicos envolvidos com o Ano Anísio Teixeira. As atividade seguirão até 12 de julho de 2020, com premiações, celebrações e lançamentos de livros e de produtos audiovisuais, além da Caravana Anísio Teixeira. A caravana, que começou a percorrer a Bahia, passando por Salvador, Jequié, Vitória da Conquista e Caetité, cidade Natal de Anísio Teixeira, seguirá para outras cidades, em 2020, homenageando e difundido a vida e obra de Anísio Teixeira.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado