Fabya Reis oficializa pré-candidatura à prefeitura de Salvador pelo PT

0
Foto ASCOM

A secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, oficializou no início da noite desta segunda-feira, 6, a sua pré-candidatura à prefeitura de Salvador pelo Partido dos Trbalhadores (PT). A titular da pasta juntou-se aos também pré-candidatos da sigla, a socióloga Vilma Reis, o deputado estadual Robinson Almeida, o ex-ministro Juca Ferreira e o vereador Moisés Rocha. A expectativa do partido é que um nome seja definido até a Lavagem do Bonfim, no próximo dia 16 de janeiro.

“Vou colocar meu nome à disposição da nossa militância e do nosso partido para que a gente garanta a corrida à prefeitura de Salvador, ajudando a construir um projeto democrático e inclusivo numa cidade majoritariamente negra”, disse a secretária, durante a reunião da executiva municipal na sede do diretório do PT, no Rio Vermelho.

Correntes internas do partido reforçam a escolha de uma pessoa negra para estar à frente da sigla na corrida eleitoral. Questionada se haveria uma ‘disputa’ entre ela e Vilma Reis, também negra, ela reforçou que o partido não quer criar uma “contraposição das mulheres negras”. O deputado federal Valmir Assunção, marido de Fabya, retirou sua pré-candidatura defendendo a da mulher.

“O que nós queremos aqui é justamente fortalecer a ideia de o PT ter, nessa quadratura histórica, à frente da disputa de Salvador, uma mulher negra. Então, nós entendemos, respeitamos a trajetória calorosa da nossa companheira Vilma Reis, e chegamos aqui para somar”, destacou Fabya.

O ex-ministro Juca Ferreira, que também estava presente , afirmou que o PT precisa entrar no ‘timing’ para determinar um candidato e não ficar atrás dos opositores. O prefeito ACM Neto anunciou, na manhã desta segunda, Bruno Reis como postulante à prefeitura.

“Recomendaria que a gente não exagerasse na elaboração do processo para que a gente não entre atrasado, mais uma vez, eu diria. Nunca elegemos um prefeito em Salvador, então tem algo que a gente precisa modificar na nossa postura. Acho que um dos elementos é entrar no ‘timing’ determinado, não pela nossa vontade, mas pela realidade”, afirmou Juca, no começo da reunião da executiva municipal da legenda.

Fonte Nilson Marinho – Atarde