Escolas estaduais usam salas virtuais do Google para estudos durante suspensão das aulas

0

Tendo em vista a pandemia do Coronavírus (COVID-19) que assola o mundo e o período de suspensão das aulas presenciais na Bahia, as escolas da rede estadual de ensino encontraram na tecnologia um importante aliado no processo de ensino e aprendizado dos estudantes. Por meio de ferramentas como o Google Sala de Aula, Hangouts e, também, de grupos no aplicativo WhatsApp, os professores disponibilizam atividades pedagógicas de suas disciplinas e interagem com os estudantes, com o objetivo de dar suporte aos estudos realizados em casa e com segurança.

A Escola Estadual Léa Leal, localizada no bairro Fazenda Grande I, em Salvador, elaborou mecanismos de aulas virtuais de todas as disciplinas, por meio do Google Sala de Aula. As aulas, que acontecem de forma on-line, são acompanhadas pelos estudantes e, também, por seus pais como uma forma de permitir interação e aproximação entre a escola e a família.

O professor de Matemática da escola, Max Miranda de Campos, informou como as aulas são realizadas virtualmente. “Utilizando a ferramenta Google Classroom, estamos verificando a presença dos alunos e propomos atividades, como listas de exercícios, vídeo-aulas sobre os assuntos seguindo o conteúdo programático, quiz interativo e jogos matemáticos através do Google Forms. Executamos as avaliações que estão sendo feitas também de forma virtual. Para a manutenção das informações, foram criados grupos de WhatsApp específicos para estudantes e pais, nos quais eles podem tirar dúvidas e fazer o acompanhamento das atividades”, explicou o educador.

Para o estudante Samuel Matos, 14, 9º, o uso das ferramentas do Google tornou o aprendizado ainda mais dinâmico. “Estou gostando muito das aulas virtuais, pois nós, alunos, iremos ficar com os assuntos em dia, não iremos acumular as atividades e ainda ajuda os professores a nos ajudar, pois assim não nos faltará conhecimento”, afirmou.

A mãe de Samuel, Naildes Diana Alves, disse que aprovou a iniciativa da escola. “A equipe da escola está de parabéns pelo empenho com o aprendizado dos nossos filhos, pois além de pensar na segurança e na saúde física dos alunos, ainda os incentiva a continuarem estudando em casa”, comentou.

Suspensão das aulas

O governador Rui Costa anunciou a suspensão de aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença Covid-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado