Cooperativas da agricultura familiar se adaptam à pandemia e garantem venda de ovos de Páscoa com entrega delivery

0

Às vésperas da Páscoa, em meio à crise da COVID-19, cooperativas da agricultura familiar da Bahia que trabalham com chocolates se adaptam para escoar a produção com reforço na higienização dos produtos, lançamento de promoções e delivery.

De Ilhéus para todo o país, a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), que produz o Chocolate Natucoa, aposta nas entregas sob encomenda e adotou a estratégia de entrega delivery na região de Ilhéus, Itabuna e Ipiaú, locais onde fizeram parcerias para manter estoque. A cooperativa também fechou parceria com uma transportadora da capital baiana e lançou promoções com frete grátis para entregas em Salvador e outras capitais do país. Além do catálogo tradicional de ovos de Páscoa, a Coopessba aposta em combos dos produtos tradicionais, visando garantir uma venda segura no decorrer do ano.

Segundo a presidente da cooperativa, Carine Assunção, a Páscoa é um momento ímpar para quem trabalha com chocolates, mas a pandemia do coronavírus trouxe instabilidade nas vendas e estão tendo que se adaptar à situação: “Sobre o funcionamento da cooperativa e a expedição, estamos fazendo home office com os funcionários do administrativo e rodízio com a produção. Estamos higienizando as embalagens e postando essas providências em nossas redes sociais, para que o cliente se sinta seguro com a sua compra. Apostamos também em embalagens reutilizáveis em nossos ovos de Páscoa, com paninhos de chita, levando nossa identidade de sustentabilidade. No entanto, com a Covid-19, achamos melhor limitar essa quantidade de embalagem, pois a de plástico é mais fácil de higienizar”.

O catálogo de produtos, entre eles os chocolates e ovos com teores de 56%, 70% e 80% de cacau, podem ser vistos e solicitados online pelo instagram @natucoa_chocolate, principal canal de anúncio e vendas dos produtos. A Cooperativa adotou a plataforma Pag-Seguro e Mercado Pago para pagamento, evitando o contato físico com dinheiro ou maquineta de cartão.

A Bahia Cacau, gerida pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), situada em Ibicaraí, já produziu mais de dois mil ovos para esta Páscoa, com gramaturas de 100g, 250g e 300g teores de cacau variando entre 35%, 50%, 60% e 70%.

A fábrica também está seguindo rigorosamente os procedimentos de higienização sanitária e as normas de precaução do coronavírus estabelecidos pelas autoridades públicas.

O diretor-presidente da Coopfesba, Osaná Crisóstomo, afirma que a Bahia Cacau é uma fábrica de chocolate finos e de origem que faz valer a tradição histórica, e que, mesmo com a crise atual, oferta um produto especial, simbólico e cheios de sentido para a humanidade: “A nossa produção de ovos de chocolate para a Páscoa continua e estamos atendendo os clientes com entregas na loja da fábrica, em Ibicaraí, e na região de Ilhéus e Itabuna. Em Salvador, atendemos com pedidos em atacado”.

Os pedidos da Bahia Cacau na capital precisam ser feitos até a próxima terça-feira (07), pelo telefone (73) 3242- 3951. A quantia mínima é de 30 unidades.

A Coopessba e a Coopfesba são apoiadas pelo Governo do Estado, para qualificar o processo produtivo, com agregação de valor e acesso a mercado. Os investimentos são realizados por meio do Bahia Produtiva, projeto executado Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.