Pedro da Campineira comemora os 8 anos de revitalização da Praça da Independência e relembra essa importante obra para Itamaraju

0

Uma verdadeira multidão compareceu ao ponto central da Cidade Baixa na noite de sexta-feira, 29 de junho de 2012, para a inauguração da nova Praça da Independência. A Praça que durante os anos anteriores estava abandonada, hoje em 2020, comemora 8 anos de sua revitalização e o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito, Pedro da Campineira, relembrou esta importante obra durante a sua gestão através de suas páginas nas redes sociais.

Num passado não tão distante, iluminação precária, calçadas irregulares, bancos e guias quebrados, e, no lugar das antigas árvores, apenas tocos, dando ao local um aspecto de total abandono. Em setembro, ocasião em que se comemora a festa dos padroeiros e o município recebe comerciantes de diversas partes do país, a “vergonha” da Cidade Baixa era colocada amostra para todos verem e zombarem.

Na época prefeito, Pedro da Campineira, entendeu que aquela realidade precisava ser transformada. Itamaraju e o povo da Cidade Baixa não mereciam aquela situação, por isso, no início de 2012, Campineira anunciou a reforma da praça com recursos próprios do município.

Muitos duvidaram, mas em menos de cinco meses depois, com a presença de várias autoridades, entre vereadores, secretários municipais e empresários, o prefeito devolveu a praça ao povo. Naquele dia Pedro não estava entregando apenas uma praça, mas estava resgatando aquilo que foi perdido, “muitos passaram pela Prefeitura, prometeram que iam fazer, por isso o povo já não acreditava em ninguém, mas o senhor não prometeu e fez, por isso o povo está aqui hoje”, disse um vereador na época.

Com pisos novos, canteiros de flores coloridos, bancos, parque infantil e iluminação especial, a Praça da Independência ganhou novos adeptos ao lazer, famílias passaram a visitar a praça e crianças brincando tem sido frequente ao longo desses últimos 8 anos.

Em entrevista, Pedro da Campineira lembrou da época em que a Cidade Baixa era o centro das atenções no município e a Praça da Independência, a principal. Pedro afirmou que havia uma baixa autoestima dos moradores e que isso mudou após a inauguração da praça. “sei que muitos não acreditavam e eles tinham seus motivos, mas nós contrariamos e fizemos, porque esse é o principal logradouro público do município por conta de sua história e eu não poderia continuar convivendo com aquela realidade de abandono em que se encontrava a praça”.

Além de revitalizar a Praça da Independência, Campineira também foi o responsável pelo asfalto da Avenida Brasil, contornando a Praça da Independência até a Baixa Fria. “Nós precisávamos resgatar a autoestima do povo de Itamaraju e principalmente deste povo da cidade baixa”, ressaltou Pedro.

OUTRAS OBRAS IMPORTANTES
Durante sua gestão, Campineira pavimentou inteiramente o bairro Jaqueira, Canaã e no Primavera com serviços de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação, paralelo à sua cobertura asfáltica em todas suas ruas, além de ter asfaltado vários pontos da cidade. Concluiu também as obras de calçamento da Rua Jacobina, ligando a Avenida Perimentral ao BNH. Pavimentou as ruas Pedro Álvares Cabral, Manoel Elias Ribeiro, no trecho entre a Avenida Perimentral e o BNH, a rua Almirante Barroso e a rua Paulo VI, no bairro de Fátima, onde foram duas partes pavimentadas, uma no trecho entre a rua José Bonifácio Dantas até a Escola São João Evangelista e também asfaltou a Avenida Brasil, vias públicas da Praça da Independência e a principal avenida do bairro Baixa Fria.

Também foi na gestão de Pedro da Campineira que foi realizada as obras de asfaltamento da Rua Acre, onde recebeu também obras de esgotamento e canalização com uso de manilhas para o escoamento sanitário, uma das vias mais extensas de Itamaraju que atravessa todo o centro da cidade alta e todo bairro de Fátima. Trata-se de uma rua que estava com o seu trecho do bairro de Fátima em situação intransitável e após os serviços de esgotamento, teve início as obras de asfaltamento da via para alegria dos seus moradores e transeuntes.

PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO
Hoje, Pedro da Campineira é pré-candidato a prefeito.

Campineira que foi prefeito de Itamaraju, expôs na entrevista as ações de seu mandato (2010 a 2016), e ressaltou que está colocando seu nome à disposição da população para que ele possa dar continuidade ao trabalho que iniciou quando prefeito.

Durante a sua gestão, Pedro foi reconhecido como o gestor que pavimentava bairros inteiros garantindo aos moradores mais dignidade e qualidade de vida. Bairros como Jaqueira, Canaã, Primavera e Liberdade, assim como, os bairros que foram contemplados com pavimentação em sua totalidade durante a referida gestão.

Pedro também, é relembrado pelo fato de oferecer cuidado e atenção aos munícipes no quesito saúde. Quando foi Gestor, não media esforços para oferecer condições de transporte, transferências e tratamentos médicos para os itamajuenses que passavam por alguma situação de enfermidade para cidades que possuem estrutura melhor de atendimento.

Pedro da campineira entra na disputa das eleições de 2020, com total confiança e credibilidade, de diversos cidadãos itamarajuenses que presenciaram o bom trabalho e dedicação para com a cidade de Itamaraju em seu mandato.
Ele vem se preparando e tornando público a sua pré-candidatura a prefeito, e vem contando com o apoio de diversos eleitores.