Obesidade em adultos cresce no Brasil segundo pesquisa do IBGE

0

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, um pouco mais de 40 milhões da população adulta no Brasil está obesa. “A obesidade não deve ser aliada apenas à estética. Os problemas provocados por conta dela, vão muito além porque envolve a saúde. O excesso de gordura no organismo pode comprometer o funcionamento de diversos órgãos, e interfere na circulação sanguínea e na distribuição de nutrientes”, explica Guilherme Reis, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

A pesquisa mostrou que a proporção de pessoas obesas no país aumentou nos últimos 17 anos. Em 2003 o percentual era de 12,2%. Já em 2019, esse número passou para 26,8%, ou seja os números mais do que dobraram. Ainda de acordo com o IBGE, 96 milhões da população (61,7%) na faixa dos 20 anos ou mais, estão com excesso de peso, porém nem todos são obesos. E o problema é mais comum entre as mulheres (62,6% das mulheres e 57,5% dos homens). Para considerar as pessoas obesas ou acima do peso, o IBGE se baseou nas recomendações da OMS da relação entre o peso e altura dos indivíduos para o cálculo do índice de massa corporal (IMC), que é o peso em quilograma dividido pelo quadrado da altura em metro.

Altos índices de pessoas obesas interferem diretamente na quantidade de pessoas diabéticas, hipertensas, nas doenças respiratórias, e nos cânceres (principalmente mama e intestino). “Quando uma pessoa começa a perceber que está entrando em um sobrepeso, é importante procurar um nutricionista, um endocrinologista e iniciar a prática de alguma atividade esportiva. Adotar hábitos mais saudáveis e manter uma vida ativa pode ser fator fundamental para evitar problemas futuros e para se livrar da obesidade”, acrescenta Guilherme. Vale ressaltar também que a obesidade é um dos fatores de risco em relação ao Covid. Durante a pandemia (números que ainda não fazem aperte desse índice), muitas pessoas se descuidaram, por diversos motivos, e acabaram engordando. “Manter uma vida mais equilibrada, com hábitos saudáveis, ajuda na prevenção também contra o vírus. Os benefícios estão por todos os lados. Basta mesmo dar o primeiro passo”, alerta o coordenador da Rede Alpha Fitness.

Fonte Pipa Comunicação