Em quatro dias de evento, festival ´Itabela ON´ premia vários artistas itabelense

0

Em sua primeira edição “O Festival Cultural Itabela ON, promovido pela Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria de Educação de Itabela e Departamento de Cultura, foi considerado um dos maiores eventos culturais da região. O festival começou na quinta-feira (16) e encerrou no domingo (20), de forma totalmente online, reunindo artistas de diferentes áreas da cultura, dentre elas música e dança. No total foram distribuídos mais de R$ 50 mil em premiações em dinheiro.

O Festival, que teve o propósito de oferecer acesso gratuito a atividades artísticas para a população de Itabela, bem como de premiar a artista por meio da lei Aldir Blanc, foi realizado no Colégio Modelo, onde foi montado uma grande estrutura de palco som e Iluminação para receber o evento.

A programação foi dividida em várias categorias. Na quinta-feira (17), na abertura, aconteceu o festival de Música Gospel. Na sexta-feira (18), foi a vez do Festival de Dança em infantil e Infantojuvenil. No sábado foi o Festival de Beleza Infantil e Infanto Juvenil e Música Infantil. O Festival terminou domingo (20) com o festival de Beleza Adulto Feminino, Masculino e Festival de Música Livre Adulto onde reuniu vários cantores local.

O prefeito Luciano Francisqueto que acompanhou o evento durante os quatro dias ressaltou que o festival foi um sucesso e parabenizou todos os artistas envolvidos, destacando a importância do apoio aos fazedores de cultura de Itabela. “É muito importante respeitar a classe artística, em especial neste momento de pandemia e este festival mostrou como Itabela tem vários talentos e cabe ao poder público estimular a arte e cultura”, destacou Luciano.

Em todas as apresentações, o júri era composto por três jurados com especialidades em cada modalidade. Após as apresentações, uma enquete era aberta para o público de casa votar no candidato preferido. Além da entrega de troféus aos ganhadores e as pessoas que contribuíram para a realização do evento.

A secretaria de Educação, Christiany Grassi, disse que todas as expectativas do projeto foram alcançadas “ Queremos parabenizar todos os envolvidos nesse projeto que teve todas as expectativas alcançadas. A cultura de Itabela vem fortalecendo cada vez mais e conquistando referência em toda região. Só temos que agradecer a todos que participaram”

Para a diretora do Departamento de Cultura Ana Kelly, o Festival ON foi uma das formas de garantir uma programação cultural relevante, de conteúdos educativos e de lazer. “Foi muito especial transmitir às pessoas a história, a arte e a cultura feitas em Itabela, fortalecendo os laços culturais que nos identificam”, ressaltou Kelly.

A programação do festival também contou com a participação dos cantores Guto dos Teclados, Raimundinho, Sill Marques, Roque Pedro e Juraci do Pagode, contemplados pelo edital “Raízes de Itabela”.

O Festival Cultural “Itabela ON” integra as ações emergenciais previstas na Lei Aldir Blanc atendem aos trabalhadores da cultura, que tiveram suas atividades interrompidas por força das medidas de distanciamento social para o controle da pandemia da Covid-19.

FONTE BAHIA DIA DIA