Ford pratica capitalismo selvagem e não merece respeito, afirma Otto Alencar

0
Foto: Rodrigo Daniel Silva/ bahia.ba

O presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, afirmou nesta terça-feira (12) que a Ford pratica um “capitalismo selvagem e não merece respeito”. A empresa anunciou na segunda-feira (11) que encerarrá suas atividades no Brasil em 2021.

Segundo o parlamentar, para se instalar na Bahia, a montadora teve doação de terreno, isenções fiscais federais e estaduais, equalização das taxas de juros e empréstimos de longo prazo.

Inicialmente, serão encerradas as atividades das fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP). Além dessas, a planta da Trooler, em Horizonte (CE), deixará de funcionar no último trimestre deste ano. Todos os veículos que são vendidos no Brasil vão passar a ser produzidos na Argentina e Uruguai, ou serão importados de outros locais. Segundo a Ford, será esquematizada uma colaboração com os sindicatos para “minimizar os impactos do encerramento da produção”.

Desde que a montadora anunciou o encerramento das atividades no país, na segunda (11), a Bahia tem se mobilizado para atrair outras empresas. Em nota, o governo estadual informou que entrou em contato com a Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) para avaliar possibilidades alternativas ao fechamento.

Fonte Matheus Morais Bahia.ba