“Regionalizar a saúde ajuda municípios a fortalecer o SUS”, diz Valmir sobre entrega da Policlínica em Eunápolis

0

O fortalecimento do Sistema Único de Saúde com a entrega de mais uma policlínica na Bahia foi tido pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) como mais um passo do governo Rui Costa (PT) para que serviços complexos cheguem de forma gratuita para a população do interior. Nesta quinta-feira (10), ao lado do governador, o parlamentar petista esteve em Eunápolis e, também, falou da importância do processo de regionalização da saúde, implantado pela atual gestão. Assunção ainda aponta que a inauguração do equipamento vai beneficiar mais de 230 mil pessoas de sete municípios do extremo sul e que essa é a 17ª unidade desse tipo entregue pelo governo estadual.

“Deixando as questões políticas de lado, pois essa unidade não tem partido político, o que devemos frisar é que vai atender ao povo pobre e que precisa de exames regularmente pelo SUS. Regionalizar a saúde ajuda municípios a fortalecer o sistema. Esse investimento de R$27 milhões entre obras e equipamentos foi para cuidar de gente. E é isso que Rui Costa faz. Outro exemplo disso foi a compra das vacinas Sputnik V. O governo estadual quer salvar vidas e cuidar das pessoas que mais precisa. Quando uma prefeita, só por ser adversária do governador, acha que não deve entrar em um consórcio de municípios para ajudar a população, aí é miopia política. É porque no Brasil, hoje, temos os negacionistas, que acham que são os donos da verdade”, sintetiza Valmir.

O deputado baiano esteve com o prefeito de Prado, Gilvan Santos (PSD), e destacou a atuação dele e de outras lideranças da região sobre a implantação da policlínica como os vereadores Guiu Pataxó, de Cabrália, José Carlos taxista, de Eunápolis, Super Choque, de Prado e Paulo Mão de Quiabo, presidente da Câmara Municipal de Itapebi. Além de Preto e Isaac, lideranças do PT de Porto Seguro e Eunápolis respectivamente. A policlínica terá seis micro-ônibus para fazer o transporte gratuito dos pacientes dos municípios de Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália até Eunápolis, e também a volta para casa. Essa unidade será gerenciada pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Porto Seguro – Eunápolis.

A unidade de saúde atenderá nas especialidades de Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Pequenos Procedimentos Cirúrgicos, Ginecologia, Pneumologia, Dermatologia, Reumatologia, Anestesia Fisioterapia e Ortopedia. Ainda há especialidades não médicas, como Farmácia Clínica, Enfermagem, Psicologia e Nutricionista. O equipamento vai oferecer também exames como ecocardiograma, eletroencefalograma, ergometria, Holter, MAPA, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, Raio-X, e tomografia. Para o funcionamento adequado, a policlínica conta com mais de 80 profissionais.

Ascom do deputado federal Valmir Assunção

Vitor Fernandes (DRT-2430)