HGRS recebe neurocirurgião Paulo Niemeyer para cirurgia inédita no SUS da Bahia

0

A primeira neurocirurgia para tratamento de Parkinson na Bahia pelo SUS foi realizada nesta segunda-feira (6), no Hospital Geral Roberto Santos, pelo neurocirurgião Leonardo Avellar, com a presença dos neurocirurgiões Paulo Niemeyer Filho e Paulo Luiz Cruz, do Instituto do Cérebro do Rio de Janeiro. O procedimento, que está na fase piloto, visa controlar os sintomas da doença, possibilitando melhor qualidade de vida ao paciente. A primeira paciente a se submeter à neurocirurgia de Parkinson na Bahia tem 68 anos e sofre da doença há 20 anos. O procedimento não é indicado para todos as pessoas acometidas pelo Parkinson, apenas para alguns casos específicos.

A subsecretária da saúde do Estado, Tereza Paim, afirmou que hospitais de referência, como é o caso do Roberto Santos, devem estar cada vez mais especializados para compor a rede de atenção à saúde. “Esta é uma cirurgia altamente especializada que vem compor a rede de atenção à saúde. Claro que ainda vamos avançar bastante, mas o Hospital Roberto Santos pertence à rede própria do Governo do Estado, e grandes avanços têm que acontecer a cada momento para que o paciente tenha acesso e acolhimento para a sua patologia. Então, é muito importante nós avançarmos em tecnologia e essa é uma neurocirurgia com avanços tecnológicos e que fazem a melhoria da qualidade de vida do paciente”.

Paulo Niemeyer, do Instituto do Cérebro do Rio de Janeiro, destacou que “o Hospital Roberto Santos é muito bom, muito bem equipado, a Bahia tem uma tradição já na neurocirurgia e tem toda a possibilidade de desenvolver a cirurgia funcional, que é uma subespecialidade da neurocirurgia que vem crescendo muito, e isso inclui a cirurgia do Parkinson. Essa é uma cirurgia que nós já fazemos há muitos anos e temos uma experiência grande com ela. O dr. Leonardo Avellar nos convidou para participar dessa cirurgia que estão iniciando aqui no hospital e nós viemos numa tentativa de colaborar e passar um pouco da nossa vivência”.

O neurocirurgião Leonardo Avellar, que realizou o procedimento, enfatizou a importância do SUS. “Essa cirurgia mostra que o serviço público de referência consegue fazer qualquer coisa, como é o caso aqui do Hospital Roberto Santos, como é na nossa área de neurocirurgia e eu estendo também para as outras especialidades, pois eu sei que o hospital é de qualidade”. Para ele, com recursos humanos e financeiros, consegue-se fazer o que for necessário para atender à comunidade. “Eu acho que a grande importância da cirurgia de hoje é atender à comunidade. O implante de eletrodos que foi realizado é o primeiro do SUS na Bahia, e isso é bastante simbólico pelo valor agregado disso”.

A estreia vem junto com o novo Centro Cirúrgico do Roberto Santos, entregue recentemente pelo governador Rui Costa, e com nova administração, capitaneada pelo diretor-geral Adil Duarte. Ele destacou a presença do Dr. Paulo Niemeyer. “Contamos hoje com a presença de uma das maiores autoridades do País no assunto. Esse mesmo professor há dez anos esteve aqui falando sobre as possibilidades futuras da realização de procedimentos como o que hoje nós estamos realizando. Para nós, que estamos em um hospital que está ligado também à ciência e à pesquisa, à inovação, além da assistência, a materialização desse procedimento vem exatamente somar todas as expectativas da nossa direção, contribuindo e continuando as gestões anteriores, no sentido da inovação”.

Ascom HGRS