“A Bahia parou no tempo por falta de visão e comprometimento”, diz ACM Neto em Teixeira de Freitas

0

Ele pontuou os desafios que a Bahia tem nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e segurança pública

Fotos: Gilberto Júnior 

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou nesta sexta-feira (27) que a Bahia parou no tempo por falta de visão e comprometimento com o futuro, em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do estado. Na região, Neto realiza mais uma edição do movimento “Pela Bahia” e foi também aos municípios de Caravelas, Alcobaça, Prado e Itamaraju, ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados, além de lideranças políticas locais.

ACM Neto pontuou os desafios que a Bahia tem nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e segurança pública, ao comparar também com outros estados do Nordeste, que tiveram avanços nos últimos anos. “Ceará e Pernambuco se tornaram referência (em educação). Por que a Bahia parou no tempo? A resposta é simples: porque falta visão e comprometimento com o futuro”, disse.

Neto salientou que a educação não pode ser olhada de maneira isolada, mas como um todo, da educação infantil até o ensino superior. “O trabalho do Estado em parceria com as prefeituras na educação é algo que pode fazer toda a diferença. Nós não vemos isso hoje, não existe essa articulação. Então eu quero trazer uma visão diferente”, ponderou.

“Caso eu tenha a oportunidade de ser governador da Bahia, eu não quero trazer essa visão da cooptação, do ‘ah, vamos dar aqui um asfaltozinho para poder calar a boca do prefeito’. Não. Eu quero fazer um trabalho de parceria consistente, real, no que interessa, no que pode fazer a diferença pra vida das pessoas”, complementou.

Na educação, ele lembrou que a Bahia está nas últimas posições nos índices que avaliam a área, enquanto na segurança o estado lidera o número de mortes violentas, com 14% dos assassinatos registrados no país. Na saúde, frisou que a região do Extremo Sul ainda enfrenta problemas com a falta de leitos.

“Eu tenho certeza que a Bahia pode muito mais e a gente precisa liberar, mas não em homicídios, não em mortes violentas, não no aumento da insegurança e da criminalidade. Nós precisamos liderar em educação de qualidade e geração de empregos, na ampliação de leitos hospitalares. E esse é um problema muito sério aqui em Teixeira de Freitas que precisa ser enfrentado. Não é possível que depois de quatro governos do PT nós ainda não tenhamos uma solução para um hospital que seja adequado, não apenas para Teixeira, mas para toda região”, disse.