Câmara de Itabela faz manifesto para dizer NÃO à violência contra mulher e repúdio às recentes mortes violentas

0


Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, 02 de setembro, a Câmara Municipal de Itabela, sob a presidência do vereador Pedro Antonio Ribeiro da Silva (Tio Pedro Dapé), fez um manifesto para dizer não à violência contra mulher.

No mês de agosto houve a campanha agosto lilás, voltada ao combate a violência contra mulher, e nos dois últimos dias do mês Itabela registrou dois crimes brutais, que resultou na morte de duas mulheres, a Aureny Ferreira da Silva (46), conhecida como Laura da Saúde, e Cristiane Brito da Silva (32).

As vereadoras Simone Sossai e Maria Vania Costa Santana foram juntas à tribuna e convidaram as servidoras da Câmara que estavam presentes, Janete, Gabriela, Sirlândia e Aline Paula para reforçar o ato de repúdio aos crimes e dizer que as mulheres não estão sozinhas.

Em seus discursos, as vereadoras falaram sobre a violência contra mulher; as formas como ela pode se dar: física, psicológica, sexual, moral, patrimonial, etc. Foi lido um relato real de uma mulher que passou por situação de violência, uma tentativa de homicídio, e deu a volta por cima.

Após os discursos, um minuto de silêncio foi pedido, e os vereadores com uma das mãos erguida, exibindo um “X” vermelho, um símbolo que vem dizer: sinal vermelho para a violência. O ato de erguer as mãos foi repetido posteriormente pelos parlamentares a pedido do vereador Alex Vieira (Alex da Pax) em mais uma homenagem à “Laura da Saúde”.

Várias mulheres da comunidade, servidoras e ex-servidoras públicas, familiares de vereadores, estiveram presentes na sessão e outras tantas assistiram pela TV C MARA nas redes sociais.
Após o manifesto a sessão seguiu seu rito normal.