Setembro Amarelo: precisamos falar sobre isso

0

SETEMBRO AMARELO, DEVEMOS FALAR SOBRE ISSO

Luana Bolelli (Coordenadora da Média e Alta Complexidade da Saúde de Itabela) diz: “No Mês de Setembro, enfatizamos o Tema, ou seja, ampliamos os diálogos e discussões que abordem o problema, hoje considerado caso de Saúde Pública.”

Magnecy Abade (Coordenadora do CAPS) diz: “O objetivo da Campanha é sensibilizar a população para um grave problema que pode atingir a qualquer um de nós, seja na nossa família, no nosso ambiente de trabalho e ainda demonstrar que todos podemos participar dessa Luta pela Prevenção do Suicídio.”

Setembro amarelo: A equipe de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) Itabela, intensificam ações de conscientização e mobilização para a prevenção do suicídio.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) todo 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, mas o alerta sobre os sinais que levam alguém a tirar a própria vida devem permanecer o ano inteiro.

No mundo as pesquisas apontam para um suicídio a cada 40 segundos. No Brasil em média 35 suicídios por dia, mais de 13 mil suicídios ao ano, e a dada 46 minutos uma pessoa tira sua própria vida. Na Bahia entre 2010 e 2019, foram contabilizadas 5.160 casos de suicídios e em 2020 foram registrados 634 óbitos por suicídio, e esse ano até a data da pesquisa 384 óbitos. A terceira causa de morte de jovens entre 15 e 35 anos, e, é a segunda maior causa de morte no Brasil, em primeiro vem as mortes por acidentes de trânsitos. No Município de Itabela, foram registradas 13 mortes por suicídio nos últimos 10 anos.

Os números são assustadores FONTE: Sesab/suvisa/Divep/sistema de mortalidade – SIM – SINAN

Durante todo o mês de setembro a equipe de saúde mental, Caps I – Itabela, através da Secretaria de Saúde, diversos setores da saúde, e o apoio das equipes das ESF estará desenvolvendo ações de prevenção do suicídio em alusão ao Setembro Amarelo, cujo tema: Devemos falar sobre isso.

As ações tem como objetivo levar informações, mobilizar e sensibilizar a população junto aos usuários, profissionais dos serviços de saúde do Município e população em geral,
chamando a atenção para a questão do suicídio e prevenir os casos de mortes autoprovocadas no Município, além de desmistificar o suicídio, e incentivar as pessoas a buscarem ajuda psicológica ou psiquiatra quando precisarem, sobretudo quebrar tabu e preconceitos infelizmente, ainda existentes, quando o assunto é “saúde mental”.

A campanha teve início em 01/09/021, com a publicação de banner de abertura, dia 03/09 ocorreu a publicação do minuto informativo com Dr Zaqueu, médico psiquiatra. Dando sequências as ações, no dia 10/09, dia mundial de prevenção ao suicídio houve um PitStop na praça do chapa, onde os profissionais distribuíram girassóis com mensagens e sementes de girassóis, flor usada como símbolo da campanha. Segundo a coordenadora Magnecy Silva, a ideia é passar informações correta sobre a prevenção do suicídio, chamando a atenção para que as pessoas possam ter interesse em olhar para quem está por perto e prestar mais atenção no outro. Gravação e publicação nas redes sociais, de vídeo psicoeducativo com toda equipe Caps, palestras na escola ACM com Dr. Zaqueu, médico psiquiatra do Caps. Será realizada sala de espera em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município inclusive nos distritos. Terá ainda entrevistas na emissora de rádio com profissionais do Caps e outros setores da saúde, falando sobre a prevenção do suicídio, cuidado com a saúde mental e saúde como um todo. Além das ações externas, durante todo o mês será realizada atividades internas na Unidade Caps e decoração na cor amarela. Será exibido ainda, um vídeo com relatos de alguns usuários do Caps.
Encerraremos a campanha, com a publicação de um V.T. contendo uma retrospectiva de todas as ações promovidas durante todo o mês de setembro.

Setembro Amarelo: um alerta para o ano todo
No mês da prevenção ao suicídio, saúde mental é tema obrigatório para falar nas redes sociais, em casa com a família e com os amigos. (OMS)