Ilhéus: Seduc explica planejamento do ano letivo e atualiza andamento de obras em escolas municipais

0

A Prefeitura de Ilhéus segue realizando melhorias na estrutura dos prédios das unidades de ensino da rede municipal. De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc), no total, 29 escolas, incluindo as escolas Antônio Sá Pereira e Horizontina Conceição, municipalizadas em 2019, passam por uma série de melhorias. Além da recuperação dos espaços, a Seduc informa que elaborou três tipos de planejamento: presencial, híbrido e não presencial, com garantia dos 200 dias letivos e das 800 horas de atividades pedagógicas, visto que algumas unidades passam por reparo.

Os serviços em execução consistem na revisão ou reconstrução de telhado com troca de telhas e madeiramento, calhas, bicas e forro, manutenção da rede elétrica e hidráulica, pisos e revestimentos e pintura completa. Também estão sendo feitas adaptações para acessibilidade dos estudantes com deficiência, incluindo rampas, banheiros com barra de apoio e ampliação das portas das salas de aula.

Atualmente, a rede municipal possui 57 escolas e 65 anexos, entre Sede, campo e unidades de difícil acesso. As escolas também estão sendo adaptadas para o retorno escolar, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, com instalação de pias e dispensadores de álcool em gel, além de ventiladores para arejar as salas de aula.

“Não temos medido esforços para reestruturar a nossa rede de ensino e proporcionar mais conforto aos nossos alunos, professores e funcionários, com estrutura digna e ambiente acolhedor”, assegurou Eliane Oliveira, titular da Seduc.

Esclarecimento – Devido às enchentes provocadas pelas fortes chuvas de dezembro do ano passado, algumas unidades escolares precisaram ser novamente reparadas para pleno funcionamento. A Escola Wilson Rosa, anexo da Escola Municipal do Japu, cujo vídeo circula nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem, integra a lista de reforma para a próxima etapa de reparos e/ou requalificação, junto a outras 19 unidades.

por Raiane Amorim, Secom