Em Porto Seguro, ACM Neto ressalta potencial do turismo no Extremo-Sul para geração de renda e emprego

0

Pré-candidato participou de evento no município nesta quinta (30) e defendeu construção de um aeroporto com capacidade para atender voos internacionais

O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou o potencial turístico de toda a região do Extremo-Sul baiano durante evento realizado, nesta quinta-feira (30), em Porto Seguro. Com foco na geração de empregos e renda para a população da região, Neto defendeu a construção de um novo aeroporto que tenha capacidade de atender voos internacionais diretos em Porto Seguro.

A manutenção do aeroporto é uma demanda de toda a população e, com voos diretos vindos da Europa e outros continentes, vai contribuir com a internacionalização de Porto Seguro como destino turístico. O governo estadual já prometeu um processo de concessão para viabilizar o projeto, mas ainda não deu início aos trâmites.

“É um absurdo a limitação que existe em função da dificuldade operacional do aeroporto de Porto Seguro. A região precisa de um aeroporto internacional que possa abrir as portas de Porto Seguro e de todo o nosso litoral para o mundo inteiro. Isso vai aumentar o fluxo de turistas de maneira considerável, fomentando a geração de empregos e a movimentação da economia local. Esse é um compromisso de luta que eu tenho por cada um de vocês”, afirmou Neto.

O ex-prefeito de Salvador também defendeu a construção de trechos da BA-001 que consigam interligar os diversos destinos turísticos das Costas do Dendê, do Cacau, do Descobrimento e das Baleias e facilitar o acesso litorâneo rodoviário a Porto Seguro, permitindo aos turistas maior tempo de permanência na região e um fluxo facilitado às cidades do litoral da Bahia.

“E para que tudo isso aconteça, o governo tem que olhar a situação da BA-001. Já passou do tempo de fazer a complementação desses trechos e garantir toda essa rodovia cortando o litoral da Bahia. E esse é outro compromisso que nós temos com Porto Seguro e com o nosso estado”, disse.

A BA-001 hoje não é contínua, sobretudo na região do Extremo Sul, obrigando os turistas a usarem a BR-101, percorrendo trechos maiores.

“Quando a gente fala de turismo, a gente está falando de emprego na veia, a gente está falando de oportunidade, de trabalho. Este ano o IBGE divulgou dados que mostram que a Bahia tem o maior número de desempregados do país. E para mudar esse quadro e tirar parte da população da situação da pobreza, o caminho é gerar emprego. E a Bahia, aqui em Porto Seguro, pode se destacar. E nós vamos trazer essa visão de futuro para projetar a região como, no passado, foi feito pelo meu querido e inesquecível avô Antônio Carlos Magalhães”, salientou o pré-candidato.

Responsável pela construção do Centro de Convenções de Salvador, Neto também enfatizou a necessidade de criar um espaço para a realização de grandes eventos na região. O centro municipal foi construído com verbas próprias e convênios com empresas privadas, após o equipamento estadual, de responsabilidade do governo, ter desabado, o que representou um prejuízo enorme para o turismo.

“A gente olha o potencial econômico de Porto Seguro e de todo esse canto da Bahia, e não é possível que não tenhamos aqui um Centro de Convenções. Mas o governo estadual não foi capaz de assegurar o funcionamento de um equipamento tão fundamental para uma região turística como a de Porto Seguro”, ponderou.

Litoral
Durante o evento, o pré-candidato ao Governo da Bahia pontuou que o estado tem um dos litorais mais bonitos de todo o mundo, mas que faltam planos estratégicos para aproveitar toda essa potência.

“Não há lugar mais especial e mais bonito em todo esse planeta. E é essa a Bahia que a gente quer que seja referência no Brasil, uma Bahia que cresce, uma Bahia que se desenvolve, uma Bahia que valoriza o turismo, que seja geradora de empregos. Uma Bahia que ofereça aos baianos um tratamento de saúde inteligente, que dê aos jovens uma educação de verdade e de qualidade. Uma Bahia que proteja as famílias e não aceite a violência. Essa é a Bahia com a qual nós sonhamos”, enfatizou.

“Eu me preparei muito nos últimos anos para poder chegar aqui, olhar nos olhos de cada um de vocês e dizer que, se Deus me permitir ser o governador da Bahia, eu não vou me contentar com nada menos que fazer o melhor governo de todo esse país”, acrescentou o ex-prefeito de Salvador.

Neto participou do anúncio da pré-candidatura de Roberta Caires (PP) a deputada federal. Além da vereadora, também estavam presentes no ato o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Cacá Leão (PP), o deputado estadual Tiago Correia (PSDB), e o pré-candidato a deputado federal Luigi Rotunno (PSDB).

Agenda
Nesta sexta-feira (1°), ACM Neto segue a agenda de visitas a cidades do extremo sul com encontros políticos em Ibirapuã, no distrito de Itabatã e em Eunápolis. Desde 2021, quando iniciou sua caminhada pela Bahia, Neto já passou por 150 cidades do interior do estado.