Fé, cultura e tradição marcam Festa Memorial no Rio do Engenho

0

Centenas de fiéis prestaram homenagens à Senhora Sant’Anna e São Joaquim, padroeiros da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, da Zonal Centro Sul, e da Igreja do Rio do Engenho, segunda igreja rural mais antiga do Brasil. A festividade aconteceu no último domingo (31) e contou com a presença do prefeito Mário Alexandre, que frisou a importância da celebração deste ano, marcada pela tradição e fé da comunidade católica.

“É uma alegria muito grande participar dessa celebração. Agradecemos por estarmos vivos e com saúde, retomando os eventos históricos, ao lado de toda a comunidade. Então é isso, história, cultura e fé. Vamos continuar trabalhando, pedindo a Deus e à Senhora de Sant’Ana saúde e sabedoria para continuarmos lutando por Ilhéus”.

Com o tema central “Por uma igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, as festividades representam um verdadeiro momento de devoção e agradecimentos. Lívia Martins, turista natural de Goiânia, esteve na celebração e saiu com o coração grato.

“A Senhora de Sant’Anna trouxe para mim um sentido de acolhimento e proteção, o manto que cobre e protege as pessoas. Nesse momento em que vivemos, de tanto sofrimento, tanta dor, essa Santa me deu a impressão de que está cobrindo todo o Brasil”, disse.

O evento que teve início às 5 horas da manhã, com alvorada festiva, seguida de ofício da Imaculada Conceição, oração do terço de Nossa Senhora, acolhimento da procissão náutica, animação de louvor, santa missa campal, procissão animada pela Briosa com a Banda da Polícia Militar da Bahia e bênção.

A Festa Memorial contou ainda com a parceria do Sebrae, Satélite Esporte Clube de Remo e do Instituto Baía do Pontal Ilhéus (IBP-I).

por Jéssica Alves, Sucom