Ilhéus recebe 1ª Convenção Regional ‘Mais Mulheres no Poder’; saiba como se inscrever

0

A importância e necessidade da representatividade feminina em todos os espaços de tomada de decisão. Esse é um dos objetivos da 1ª Convenção Regional Mais Mulheres no Poder, que será realizada no próximo dia 11 de agosto, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), das 8h às 16h30.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do Sympla. Clique aqui.

A iniciativa é promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Políticas Públicas do Núcleo de Itabuna, e conta com apoio da Prefeitura de Ilhéus. A programação especial será divida em dois ciclos, com painéis e rodas de conversa.

O encontro terá a participação de grandes nomes, incluindo de Gabriela Prioli, advogada, professora, comentarista política e apresentadora na CNN Brasil. De acordo com Ludimila Vieira, líder do Comitê, o evento surgiu da necessidade de despertar nas mulheres a importância da participação feminina nos postos de liderança para a construção de um país melhor.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres representavam 52,2% da população brasileira em 2019. Nos últimos 15 anos, a participação feminina em cargos de alta gestão subiu somente 10 pontos. De 19% em 2004 para 29% em 2020, mantendo-se no mesmo patamar nos dois últimos anos.

Além disso, os números mostram que as mulheres ocupam 16% das cadeiras nas Câmaras de Vereadores, 15% das Assembleias Estaduais, 15% na Câmara, e 13% no Senado. No Poder Executivo, 12% são prefeitas, e 3,7% governadoras. Na disputa presidencial, há somente uma mulher entre os pré-candidatos.

Os percentuais são muito inferiores aos das principais nações sul americanas, bem como dos países desenvolvidos.

“Precisamos mobilizar as mulheres e os diversos coletivos da região para refletir e debater os desafios enfrentados, pensar soluções e chamar atenção de toda a comunidade para a baixa representatividade feminina nos espaços de tomada decisões, apesar das mulheres integrarem mais de 50% da população brasileira e seu eleitorado”, destacou Ludimila.

A 1ª Convenção Regional reforça o papel do Comitê Políticas Públicas ao elaborar e levar ao conhecimento da comunidade a Carta Compromisso a ser aderida por pré-candidatas e candidatas.

Na Carta, a pré-candidata se compromete a atuar em favor das pautas prioritárias do GMB, como por exemplo, o combate à violência contra a mulher, a luta por uma educação pública de qualidade para todos e um sistema público e eficiente de saúde que atenda às necessidades da população, entre outras.

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil – Criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos, o grupo suprapartidário é presidido pela empresária Luiza Helena Trajano e atualmente possui milhares de integrantes no Brasil e no exterior. Na região sul da Bahia, o grupo é liderado pela Empreendedora Social Wandressa Souza e o Comitê de Políticas Públicas é liderado pela advogada Ludimila Vieira.

 

por Secom