CBF repudia ato racista em jogo da Seleção, e Tite pede punições: “No futebol não vale tudo”

0

Jogadores, dirigentes e membros da comissão técnica da seleção brasileira repudiaram o ato racista ocorrido no primeiro tempo da goleada por 5 a 1 sobre a Tunísia, nesta terça-feira, no estádio Parque dos Príncipes, em Paris, na França.

Enquanto Richarlison comemorava o segundo gol brasileiro, uma banana foi atirada em campo. Funcionários da CBF tentaram localizar o responsável pelo ato, mas não conseguiram encontrá-lo.

Em entrevista coletiva após o jogo, o técnico Tite cobrou punições aos envolvidos:

– No futebol não vale tudo. Lugar de estádio não é para fazer o que se quer. O processo de educação e punição tem que ser, também, dentro do estádio, também com torcida. Ninguém tem exposição pública a estar tomando qualquer que seja a situação. Que os órgãos responsáveis tomem a devida providência. É educação daquilo que são os jovens, nossos filhos, nossos netos, e é de punição a quem faz as coisas erradas – declarou o treinador.

O auxiliar César Sampaio, que estava ao lado do técnico na entrevista, também se manifestou:

– Infelizmente a gente chega nesse ponto onde precisamos buscar a lei depois de tantas ações tentando fazer com o que o ser humano tivesse uma reflexão. Que esses infratores sejam punidos, passou do ponto já, é um desrespeito!

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, se pronunciou por meio de nota oficial:

– Mais um vez, venho publicamente manifestar o meu repúdio. Desta vez, vi com os meus olhos. isso nos choca. É preciso lembrar sempre que somos todos iguais, não importa a cor, raça ou religião. O combate ao racismo não é uma causa, é uma mudança fundamental para varrer esse tipo de crime de todo o planeta. Eu insisto em dizer que as punições precisam ser mais severas – declarou o dirigente.

Juninho Paulista, coordenador da Seleção, também pediu que providências sejam tomadas contra os racistas:

– Sabemos da dificuldade que é identificar, mas temos que buscar a identificação destes torcedores. Dentro do estádio, não só no esporte, em campo, mas sim para a vida. Está acontecendo bastante nos estádios e a pessoa não está sendo punida. Que estudem uma maneira de identificar esses racistas para que a gente possa bani-los do futebol e da vida – declarou.

Segundo o lateral-direito Danilo, os jogadores não notaram a banana arremessada em campo, mas se indignaram ao ver a imagem no vestiário, após a partida.

Em zona mista, Richarlison também falou sobre o ocorrido:

– A gente fica triste por esse momento, espero que possam reconhecer esse cara aí, a pessoa que jogou a banana na hora da comemoração, e que ele possa ser punido e servir de exemplo para que não aconteça mais, ainda mais dentro de um estádio. Na hora eu não vi, graças a Deus, de cabeça quente não sei o que poderia acontecer. Espero que esse cara aí seja punido.

O próximo compromisso da seleção brasileira será na Copa do Mundo. A estreia do time canarinho no Catar será em 24 de novembro, contra a Sérvia. O grupo G ainda conta com Suíça e Camarões.

Fonte Globo Esporte