Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Itamaraju terá abertura nesta segunda-feira (1º/02)

0

O ano letivo começa nesta semana para a Rede Pública Municipal de Ensino de Itamaraju, com a realização da Jornada Pedagógica 2016, de segunda a sexta-feira (1º a 5 de fevereiro). A abertura da Jornada será na segunda-feira, às 19 horas, no auditório da FACISA/CESESB, com palestra do professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Doutor em Letras pela PUC/RS, Gean Paulo Gonçalves Santana, que também é especialista em Linguística Textual.

De acordo com a secretária de Educação do município de Itamaraju, Eliene Celes, pelo menos 1,2 mil pessoas, entre professores, secretários, coordenadores e diretores da Rede Pública Municipal de Ensino devem participar do evento de abertura da Jornada, que esse ano, terá como tema ‘A escola que encanta e transforma vidas’. Celes informou que a palestra do professor Gean Gonçalves será aberta também a educadores das redes Particular do município e Pública Estadual, e, também, aos responsáveis pelos alunos da Rede Municipal.

A Jornada Pedagógica acontece na semana anterior a do início das aulas para os alunos do Ensino Fundamental, que está marcado para o dia 11 de fevereiro, quinta-feira. De acordo com o Censo Escolar de 2015, 12,779 mil alunos frequentaram as 62 unidades educacionais do município no ano passado. A maior parte destes, 9,509 mil, estudou em uma das escolas da sede.

Itamaraju possui mais que o dobro do número de alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Prado (Itabela / Nova Viçosa ou Mucuri); quase o triplo do número de alunos de Alcobaça (Medeiros Neto ou Belmonte); quatro vezes o número de alunos de Caravelas ou Itanhém; quase sete vezes o número de alunos de Jucuruçu; e pelo menos 10 vezes o número de alunos de Vereda.

Ainda em se tratando de alunos matriculados na Rede Pública Municipal, Itamaraju só perde para os municípios de Eunápolis, Teixeira de Freitas e Porto Seguro, este último possui o maior contingente da região Extremo Sul.

A Jornada que será aberta na segunda-feira terá extensa programação durante a semana, destaque para os encontros que acontecem na terça-feira (02/02) na Câmara Municipal, onde vão ser realizados seminário e palestra direcionados a Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação Especial, com aula show do professor Estevon Gean Ferrari e palestra da professora – mestranda em letras pela UESC – Eliana Costa Sausmickt; e no Centro de Convivência do Idoso, onde acontece seminário dirigido aos professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com palestra do professor – filósofo – Pedro Rafael Farias Evangelista.

Também na terça-feira acontece no Colégio Municipal Otávio Mangabeira, às 13h30min, o encontro com diretores e coordenadores da Educação Infantil. Na quarta-feira (03/02) haverá encontros com professores das creches municipais e diretores e coordenadores de todas as escolas (na Escola Otávio pela manhã), professores das escolas de Educação Infantil (na Escola Otávio à tarde), professores das Salas Multiseriadas (na Escola Novo Prado pela manhã) e merendeiras do campo (no CCI).

Na quinta-feira (04/02) haverá planejamento por área com todos os professores de 6º ao 9º anos (na Escola Reitor Edgard Santos pela manhã) e os encontros com professores das Salas de Recursos (Escola Mario Andreazza pela manhã), Professores da Educação Infantil do Campo (Escola Otávio pela manhã), diretores – coordenadores das Séries Iniciais (Escola Novo Prado à tarde), coordenadores do Campo (Secretaria de Educação à tarde) e merendeiras da Sede (CCI).

A programação da Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Itamaraju chega ao fim na sexta-feira (05/02) com encontros dos professores de Educação Física nos períodos da manhã e tarde, na Escola Novo Prado. Nos encontros serão realizadas oficinas com a professora graduada em Educação Física, Nataniela Andrade Sales.

Por Nilson Chaves