Prefeitura de Ilhéus promove curso de rondas ostensivas para guardas municipais

0

Com a formação da segunda turma, cerca de 40 guardas estarão preparados e treinados para situações de complexidade técnica e física

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Seop), promove até o dia 19 de novembro a segunda edição do curso de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), voltado à formação de servidores que atuam na Guarda Civil Municipal (GCM). A capacitação visa preparar os agentes para o enfrentamento da violência com técnicas avançadas de combate urbano.

Entre os dias 4 e 19 de outubro, 16 agentes participaram da primeira capacitação. Com a formação da segunda turma, cerca de 40 guardas estarão preparados e treinados para situações de complexidade técnica e física.

O curso possui aulas teóricas e práticas, distribuídas em técnicas de abordagem, patrulha rural, embarque e desembarque de viaturas, gerenciamento de crise, patrulhamento em perímetro urbano e treinamento de aptidão física.

“A gestão municipal não mediu esforços para capacitar os profissionais, cuja função é crucial na garantia da segurança almejada pela população. O curso foi pensado para que, de forma prática, os agentes consigam atuar no patrulhamento preventivo e, quando necessário, efetuar intervenções táticas da melhor forma possível”, explica Marcelo Barreto, titular da Seop.

Para o comandante da Guarda Municipal, Rosivaldo Oliveira, a formação é fundamental para que o trabalho nas ruas tenha cada vez mais êxito. “Esse é um momento importante para Ilhéus. Guarda Municipal preparada significa maior segurança à população. Parabenizo o prefeito Mário Alexandre pelo apoio à categoria, que vem sendo cada vez mais valorizada em sua gestão”, disse.

A capacitação teórica acontece na Biblioteca Municipal e no Estádio Mário Pessoa. Já as aulas práticas são realizadas em praças, praias e demais espaços públicos da cidade. A operação também intensifica o trabalho dos profissionais durante a alta estação, visto que Ilhéus registra aumento do fluxo de visitantes e turistas.

A GCM atua, diuturnamente, para zelar o patrimônio público, no patrulhamento de ruas, avenidas e espaços públicos e no auxílio às demais forças de segurança em busca de combater a criminalidade e violência no município.

Por ASCOM