Anvisa volta a obrigar uso de máscaras em aeroportos e aviões

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu ontem, terça-feira (22), voltar a obrigar o uso de máscara em aviões e aeroportos, diante da alta de casos de covid-19 no Brasil. Há pouco mais de três meses, a entidade havia flexibilizado a exigência em meio ao arrefecimento da pandemia, mas a recomendação continuava.

O diretor Alex Campos afirmou que o atual cenário epidemiológico acende um “alerta” para soluções mais eficientes para minimizar os efeitos da covid-19, conforme o jornal O Globo. O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, alertou, ainda, que o fim do ano pode agravar a situação, com um aumento na circulação e exposição de pessoas em festas e férias escolares.

O avanço de contágios acontece após a descoberta de uma nova subvariante da ômicron, a BQ.1. A taxa de positividade nos testes para covid-19 cresceu no Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, e no DF, conforme os dados dos estados. Em alguns lugares, a elevação de casos já se reflete em maior procura por atendimento em ambulatórios e hospitalizações.