Após tratativas da Prefeitura, Codeba requalifica Porto de Ilhéus e amplia capacidade de operação

0

Porta de entrada estratégica para promover o desenvolvimento das regiões sul e sudoeste da Bahia, a requalificação do Porto de Ilhéus inaugura um novo ciclo econômico no município. Ações e programas da atual gestão têm contribuído para impulsionar a cadeia produtiva, tornando a cidade uma ambiência favorável aos negócios.

As tratativas realizadas pela Prefeitura asseguraram a execução de melhorias na infraestrutura, demanda antiga do setor (relembre aqui).

“O nosso trabalho é feito de forma democrática e isso, sem dúvida, tem dado bons frutos. Então, essa união de esforços é o caminho para promover o desenvolvimento da nossa cidade e de toda a Bahia”, declarou o prefeito Mário Alexandre.

Conforme a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), o projeto de requalificação do terminal portuário, executado entre 2020 e 2022, engloba um pacote de obras estruturantes, cujo investimento total soma R$ 28 milhões. A dragagem de manutenção ampliou em cerca de 50% a capacidade de movimentação dos navios em operação, visto que os serviços restabeleceram o calado operacional de 10 metros.

Além disso, a ampliação da atividade portuária permitiu ao município o retorno da exportação em larga escala de minério de manganês com destino ao mercado internacional (veja a matéria). A Codeba explica que toda a rede do sistema de drenagem fluvial foi substituída e também foi concluída a etapa de inspeção subaquática para realização futura da obra de embrechamento do cais.

As melhorias abrangem ainda a recuperação do Molhe do Porto, garantindo condições de abrigo e reforço na segurança das operações. O pacote de obras prevê, até 31 de dezembro, a instalação de uma segunda balança rodoviária no terminal, com capacidade para atender a pesagem de carretas do tipo bitrem, com vistas a reduzir gargalos em operações.

Inclui o rol de serviços, a modernização do sistema de iluminação das vias públicas e da área operacional, que garante, por meio da implementação da tecnologia LED, economia no consumo de energia elétrica. A obra contou com R$ 1,4 milhão em investimentos.

O plano para melhoramento da segurança na área portuária contou ainda com a ampliação e reforço do sistema de vigilância e acesso, com a aquisição de novas câmeras eletrônicas.

Por ASCOM