Temporada de cruzeiros marítimos reflete alta no turismo baiano

0

O navio Costa Firenze, o maior e mais moderno da companhia Costa Cruzeiros (CC), atracou no porto de Salvador, nesta quarta-feira (1°), procedente de Santos, no litoral paulista, com 4.600 passageiros. O capitão Giovanni Cosini e dirigentes da empresa receberam a bordo o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-Ba), Maurício Bacelar, e representantes do trade turístico, para a tradicional troca de placas comemorativas. 

“A Bahia tem sido essencial para o fortalecimento dos cruzeiros marítimos, e Salvador consolida-se como importante porto de embarque, com potencial para crescer ainda mais, recebendo navios  que usam alta tecnologia”,  disse o presidente da CC para a América do Sul, Dario Rustico. 

A companhia apresentou as características da embarcação, que tem 323 metros de comprimento, pesa 135 mil toneladas e usa combustível verde. “A preocupação da empresa com o meio ambiente é na mesma linha do trabalho do Governo da Bahia, que fomenta o desenvolvimento do turismo sustentável”, comparou o secretário Bacelar. 

O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia), Marcos Ferraz, destacou o sucesso da atual temporada no segmento. “É o melhor resultado dos últimos dez anos no Brasil, com 780 mil leitos de ocupação, número comparado com o movimento no Caribe. Na Bahia, serão mais de 100 atracações de navios, em Salvador e Ilhéus”. 

O desembarque dos passageiros do Costa Firenze foi em clima de festa, como a percussão do bloco afro Muzenza e baianas típicas, no receptivo oferecido pela Setur-BA. “Como é bom estar na Bahia. Vamos circular pelas imediações do porto e comprar lembranças no Centro Histórico”, disse a paulista Ivone Pereira. 

“Só temos que aplaudir as ações da Setur-BA, neste processo de retomada, com a manutenção de uma política eficiente em relação ao turismo no estado”, ressaltou o superintendente executivo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA), Nelson Daiha Filho, presente no desembarque.

Fonte: Ascom/ Setur