Secretaria da Saúde da Bahia emite alerta após 9 morcegos serem diagnosticados 

0

A Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) emitiu um alerta epidemiológico aos municípios para a necessidade de intensificação da vigilância da raiva. Somente neste ano, nove morcegos não hematófagos foram diagnosticados com a doença pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). 

Os registros consideram diagnósticos em animais computados até a última quinta-feira (16) – todos eles foram identificados na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nas cidades de Dias d’Ávila, Camaçari e Catu. A Sesab salientou, no entanto, que desde 2017 a Bahia não registra nenhum caso de raiva humana causado por morcego.

Em nota enviada ao Bahia Notícias, a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças destacou que não há motivo para alarde, uma vez que o comunicado encaminhado aos municípios atua como estratégia preventiva. 

“O que as pessoas precisam entender é que não existe motivo algum para alarde. Não temos nenhum caso suspeito de raiva humana e os morcegos encontrados são do tipo não hematófagos, ou seja, que não se alimentam de sangue. O mais importante, nesse momento, é manter a atenção e possível distanciamento de animais silvestres e atualizar a vacinação antirrábica de animais domésticos. Para barrar essa cadeia de transmissão, precisamos evitar o contato com animais potencialmente contaminados”, explicou Rebouças. 

No alerta enviado aos municípios, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica recomendou ainda que as gestões reforcem as orientações de prevenção e realizem o monitoramento das áreas citadas.

Por Bahia Notícias