Itabela realiza palestra em combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

0


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, trabalho e habitação – SEDESTH, realizou no dia 18 de maio de 2023, o evento para marcar o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.


O evento “Práticas e Desafios no atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual “, aconteceu por meio do CREAS, em parceria com o Conselho Tutelar, com o objetivo de mostrar à sociedade que combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é compromisso coletivo.

A ocasião contou com a participação ilustre da Secretária da Ação Social Edileide Brito, Secretário da Educação Gutemberg Pelegrini, a Primeira Dama Luana Bolellli, Representantes da Polícia Rodoviária Federal, Ascom, servidores públicos e sociedade civil em geral.


A ação contou com 5 painéis de abordagens de grande relevância social, ministrados por profissionais especializados e atuantes na rede de atendimento a crianças e adolescente vítimas de violência sexual. Entre os nomes estavam: Dra Vânia Cardoso- Advogada do CREAS, Dr. Rafael Martins – Psicólogo, Jacilene Silva – Pedagoga, Priscila Costa- Conselheira Tutelar, e Joede Novais- PRF.

A Primeira Dama Luana Bolelli parabenizou a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pela ação e destacou a importância da pauta “Infelizmente nossa sociedade ainda sofre com este tipo de crime, diversas crianças e adolescentes tem sua infância prejudicada e carregam traumas por toda a vida e isso precisa acabar. Todos nós temos um papel nesta luta pelos direitos e pela segurança das crianças e este tipo de evento relembra e reforça esse empenho em educar a população de modo geral para ficar atento aos sinais e sempre denunciar e procurar as autoridades quando se deparar com este tipo de situação.” Declarou Luana.

A Secretaria de Desenvolvimento Social Edileide Britto também destacou a importância da pauta e declarou “Durante todo o mês de maio estamos desenvolvendo ações deste tipo de conscientização da população através do CREAS e também levando a pauta aos bairros do município , órgãos públicos e escolas relembrando a importância de estar atento aos sinais de abuso para proteger os pequenos. É necessária a união de todos, através das denúncias podemos combater este crime e garantir o direito das Crianças e Adolescentes da nossa cidade.” Afirmou a Secretaria.

Segundo a coordenadora do CREAS, Edilene Brito, esse evento foi apenas uma etapa do projeto maio laranja, que continuará acontecendo na cidade de Itabela até o final do mês de maio. A intenção é atingir o maior número de alunos possível.

É muito importante que a população participe, e que todas denunciem casos de suspeita ou confirmação de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Faça Bonito !
Denuncie, Disque 100.

ASCOM