Projeto inicia nova turma de defesa pessoal para mulheres no CEU Valéria

0


Mais uma edição do projeto Cuidando das Rosas teve início, na segunda-feira (29), no Centro de Artes e Esporte Unificado de Valéria (CEU). O projeto tem como objetivo oferecer aulas de técnicas de defesa pessoal para mulheres, visando promover o empoderamento feminino e fortalecer a autoestima.  

São 40 alunas matriculadas em três turmas. Uma delas, a recepcionista Mariane Fagundes, de 24 anos, que destacou a importância em combater a vulnerabilidade imposta às mulheres na sociedade atual, tanto dentro de casa quanto nas ruas. Mariane também mencionou um episódio recente em que sentiu-se despreparada para reagir. 

“Recentemente eu fui assaltada, não esperava. Foi aí que vi que precisava fazer alguma coisa para, pelo menos, controlar o meu emocional. Foi algo que me abalou muito”, lembrou. 

Idealizado por Delio Lima, coordenador do CEU de Valéria e faixa preta de jiu jitsu, o projeto surgiu há dois anos, após uma colaboradora do centro ser agredida. A partir desse episódio, Lima percebeu a importância de agir, além de apenas orientar as mulheres a procurar a Delegacia da Mulher.   

Ele decidiu contribuir para a causa e oferecer uma oportunidade para que as mulheres aprendam técnicas de defesa pessoal. “A violência tem afligido muito as mulheres.Como faixa preta de jiu jitsu, senti a obrigação de dar a minha contribuição para a causa”, explicou Lima.  

O projeto Cuidando das Rosas oferece aulas em diversos locais e períodos, visando facilitar o acesso das interessadas. No CEU de Valéria, as aulas são realizadas todas as segundas-feiras. Nas terças-feiras, o Espaço Baháí, localizado na antiga Cesta do Povo, em Fazenda Coutos, foi o local escolhido para as aulas. Já as quartas-feiras serão reservadas para o projeto na Associação do Mestre Pituba. Em todos os espaços, as aulas acontecem das 16h às 18h. 

Por ASCOM