SENAR/BA Concluiu Graduação de Novos Professores em Itamaraju‏

0

por VOCEAKI.COM

O programa Despertar, é uma parceria formada entre o município de Itamaraju em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR. Onde profissionais da área de educação que atuam na rede municipal de ensino em zonas rurais, são capacitados com o curso de formação oferecido pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com o SENAR.

ed003

O programa, tem como missão desenvolver ações para a Formação de Profissional Rural – FPR e as atividades de Promoção Social – OS, voltadas para as comunidades do meio rural. Comprometido com essa missão, o SENAR/BA implantou em 2005 o Programa Despertar por acreditar que a educação é o instrumento para formar cidadãos empenhados na revitalização da importância do coletivo, na defesa da sociedade e do meio em que vivem.

O programa, possui respaldo nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s e está voltado para os temas transversais Meio Ambiente, Ética e Cidadania, Saúde e Trabalho e Consumo.

ed004

O curso em questão foi ministrado no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, onde contou com a participação de professores, alunos e familiares. Com a temática: “Em nossas mãos um desafio” o consultor do núcleo 2 do Programa Despertar, Roger Magalhães, deu início as apresentações dos temas e promoveu diversos debates ao longo do evento.

As pautas permearam em torno de metodologias e ações que mobilizem a sociedade a contribuir de maneira sustentável para o desenvolvimento efetivo da população como um todo, reduzindo de forma eficaz os impactos ambientais e promovendo responsabilidade sustentável.

ed002

Itamaraju atualmente possui onze escolas, nas quais atuam cento e sessenta e seis professores, que mediam conhecimento para mil quinhentos e sete alunos incluídos no programa, que por sua vez tem o objetivo de promover a educação profissional e social para pessoas das zonas rurais, contribuindo assim para melhoria na qualidade de vida e para o desenvolvimento do município.